Aplicativo 'Mulher Segura' vai reforçar rede de enfrentamento à violência em Rio Preto

Tecnologia estará disponível para mulheres com medida protetiva e reforça a rede de enfrentamento à violência

Aplicativo 'Mulher Segura' vai reforçar rede de enfrentamento à violência em Rio Preto -  Ivan Feitosa/SMCS


A Prefeitura de São José do Rio Preto, no interior de SP,  por meio das Secretarias da Mulher, PcD e Igualdade Racial e de Segurança Pública, lançou o aplicativo Mulher Segura. Destinado a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que tenham medida protetiva, o dispositivo é mais uma ferramenta para reforçar a rede de enfrentamento à violência.


“É uma solução digital por meio da qual mulheres do município, com medidas protetivas, poderão pedir ajuda quando se sentirem ameaçadas pelo agressor no lugar em que estejam, isto é, na sua residência ou em qualquer outro ponto. O Aplicativo Mulher Segura é discreto e sigiloso”, afirma a secretária da Mulher, PcD e Igualdade Racial, Maria Cristina de Godoi Augusto.

O aplicativo, disponível para Android e iOS, é provido de um único botão “Iniciar Transmissão”. Ao acioná-lo, um alerta é disparado na base operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) e aponta, por geolocalização, o local onde a vítima se encontra. Caso a mulher esteja com sinal de internet, uma videochamada é automaticamente iniciada, transmitindo vídeo e áudio. Imediatamente, viaturas que estiverem na rua serão acionadas para atender ao chamado.

No fim de fevereiro, a equipe da Secretaria de Comunicação Social fez um teste. Quatro segundos após o botão ser acionado, o alerta entra no radar da GCM. Em 20 segundos, a viatura na rua recebe o chamado da base.

Como o aplicativo é destinado a um público específico, um QR Code será impresso nas medidas protetivas emitidas pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Nesse momento, entra a atuação da Patrulha Maria da Penha, que vai auxiliar essa mulher, tanto na instalação quanto no preenchimento dos dados pessoais necessários para o pleno funcionamento do Mulher Segura.

“O novo aplicativo é mais uma ferramenta à disposição da população. A pessoa em situação de perigo poderá acioná-lo com apenas um clique e a Patrulha Maria da Penha irá receber informações precisas e de forma rápida. Isso irá contribuir para o atendimento mais célere, mais seguro e com grande chance de proteção da pessoa em situação de perigo”, afirma o secretário de Segurança Pública, coronel Luís Henrique Di Jacintho Santos.

Tecnologia

O Mulher Segura leva a assinatura da Empro, a empresa de tecnologia do município, e foi viabilizado por meio de verba do deputado estadual Itamar Borges. “Ao clicar no botão, mesmo que o sinal de internet seja precário, é suficiente para que a geolocalização apareça no sistema de videomonitoramento e haja uma resposta rápida dos guardas civis municipais. É mais uma ferramenta que agrega valor e, com certeza, uma conquista muito importante para a cidade, que está sempre trabalhando forte para que possa alcançar novos níveis de cidades inteligentes e um patamar diferenciado de segurança para todos”, afirma o presidente da Empro, Júlio Cesar Antonio Filho.

Cerimônia

Mais de 120 pessoas entre secretariado, vereadores, representantes do Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, conselhos, coletivos, organizações e entidades civis compareceram ao lançamento do Mulher Segura, na manhã desta quinta-feira, 7, no gabinete do prefeito.

 

“São José do Rio Preto tem todo um histórico, desde quando criamos a Secretária da Mulher, e seguimos avançando sempre, com a criação da Empro, da Patrulha Maria da Penha. Agora, mais uma ferramenta para combater a violência, rumo a uma sociedade mais civilizada, mais pacífica”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.