Após erro em GPS, Airbus passa a 300 metros do chão em Catanduva e torre de controle evita tragédia

Os pilotos já estavam em procedimento avançado de aterrissagem em aeroporto errado, quando foram avisados e conseguiram arremeter

Após erro em GPS,  Airbus passa a 300 metros do chão em Catanduva e torre de controle evita tragédia - Reprodução


Um avião Airbus A320 da LATAM passou muito baixo e assustou moradores de Catanduva (SP) nesta terça-feira (14).


A ocorrência se deu após uma divergência com o GPS da aeronave, de forma que os pilotos achavam que estavam fazendo aproximação para o Aeroporto de São José do Rio Preto, quando, na verdade, estavam vendo a pista do aeródromo de Catanduva.

Os pilotos já estavam em procedimento avançado de aterrissagem quando a torre de controle os alertou, dizendo que o aeroporto que eles estavam vendo a partir da cabine e do qual estavam se aproximando era o de Catanduva, e não o São José do Rio Preto.

Após uma aproximação de pouso errada, já que o destino não era o pequeno aeroporto João Caparroz, os pilotos conseguiram iniciar a arremetida a 2.700 pés (300 metros) do solo e conseguiram subir o A320 para continuar o voo até o destino correto.

Em nota, a LATAM disse que os passageiros foram desembarcados normalmente, mas não deu informações sobre o problema. A companhia disse, ainda, que a aeronave "iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final" e reforçou que "todas as suas ações visam garantir uma operação segura".

O momento foi registrado por Tiago Ricci, conhecido como Tikinho da Fly Wings, e foi compartilhado no canal 'Golf Oscar Romeo', no YouTube.

Veja o vídeo: