Após visita de Amorim a Kiev, governo Lula dá aval a novo embaixador da Ucrânia no Brasil

O atual vice-chanceler ucraniano Andrri Melnik assumirá a função

O governo Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, dia 11, que deu aval ao nome indicado pelo presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski como novo embaixador do país em Brasília. O atual vice-chanceler ucraniano Andrri Melnik assumirá a função.

O gesto foi um sinal de boa vontade nas relações, na sequência do encontro entre o assessor especial de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim, e Zelenski, na véspera em Kiev.


A Ucrânia estava sem embaixador acreditado em Brasília. O antecessor no cargo, Rostislav Tronenko, foi embaixador por cerca de dez anos. Atualmente, o país é representado pelo encarregado de negócios, Anatoli Tkach, uma representação de menor nível político.

Anatoli Tkach já estava na chefia da representação diplomática quando o conflito com a Rússia começou, com a invasão de tropas de Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022.

O governo Zelenski já havia indicado como seu futuro embaixador Andrri Melnik. O governo brasileiro decidiu conceder o agrément (de acordo, no jargão diplomático) ao representante do presidente ucraniano há pouco mais de uma semana.

O anúncio da decisão, porém, foi feito agora, para coincidir com a conversa pessoal entre Zelenski e Celso Amorim. O próprio Melnik participou das conversas e recebeu Amorim. Ele agradeceu o apoio brasileiro em votos nas Nações Unidas contra a Rússia e também ajuda humanitária.

A Ucrânia e aliados ocidentais, como os Estados Unidos, cobraram a ida de Amorim a Kiev, depois de o principal conselheiro de Lula se encontrar em Moscou com Putin.