Aprovado projeto que possibilita prolongamento da Marginal Pinheiros

As obras deverão custar cerca de R$ 850 milhões e percorrerão o trecho desde a Ponte Transamérica até a Ponte Vitorino Goulart, abrangendo áreas públicas nas margens do rio Jurubatuba e evitando a necessidade de desapropriações

No dia 20 de dezembro, foi aprovado em segunda votação na Câmara Municipal de São Paulo, o projeto de lei que permite a realização do prolongamento da margem direita da Marginal Pinheiros em oito quilômetros.

As obras deverão custar cerca de R$ 850 milhões e percorrerão o trecho desde a Ponte Transamérica até a Ponte Vitorino Goulart, abrangendo áreas públicas nas margens do rio Jurubatuba e evitando a necessidade de desapropriações.


O vereador Rodrigo Goulart (PSD) foi um dos parlamentares que destinou emendas para a realização das obras durante discussões de orçamentos anuais e planos de intervenções urbanas. Essa é uma proposta trazida e debatida na Câmara Municipal há mais de 20 anos, inicialmente pelo então vereador Antonio Goulart, através do projeto do Complexo Viário Jurubatuba, que resultou na construção da Ponte Vitorino Goulart, mas que originalmente contemplava o prolongamento da Marginal Pinheiros.

O Projeto de Lei orienta para que o prolongamento da Marginal seja feito em áreas próximas aos sistemas de transporte coletivo de média e alta capacidade, como em linhas de trem, metrô e monotrilho, VLT (Veículos Leves sobre Trilho) e VLP (Veículos Leves sobre Pneus). O projeto segue agora para a sanção do Prefeito Ricardo Nunes.