Araçatuba e Rio Preto realizam atividades no dia D da dengue, neste sábado (14)

Nas regiões oeste e noroeste do estado, foram 91.446 casos de dengue confirmados e 97 mortes

Araçatuba e Rio Preto realizam atividades no dia D da dengue, neste sábado (14)  - Reprodução/ Agência Brasil
 

EM ARAÇATUBA


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo sábado (14), o evento "Percurso Dia D Dengue". A iniciativa consiste em uma carreata com o objetivo de mobilizar a população no combate à dengue e conscientizar sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O evento terá início às 9h, com saída do estacionamento da Havan. A carreata percorrerá diversos pontos estratégicos da cidade, passando pela Praça Rui Barbosa, UBS São José e outras localidades, até chegar às Praças Gêmeas, onde o trajeto será finalizado. Durante o percurso, materiais informativos serão distribuídos, e os participantes receberão orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito.

A secretária de Saúde, Carmem Guariente, destaca a importância da conscientização coletiva para combater a doença, ressaltando que o esforço de cada cidadão é essencial para eliminar os focos do mosquito. O prefeito Dilador Borges enfatiza a necessidade de união, convidando a comunidade a participar e fortalecer a mobilização em prol de uma Araçatuba mais segura e saudável.

A carreata, planejada para percorrer bairros estratégicos da cidade, faz parte das ações preventivas da Secretaria de Saúde no enfrentamento à dengue, doença que segue representando um risco significativo para a saúde pública.

A diretora da Atenção Básica, Cristiane Camargo de Almeida, reforça sobre a importância dos moradores receberem em casa o agentes comunitários de saúde e os agentes de combate as endemias para eliminação de criadouros. Destaca também que é fundamental que os moradores cuidem dos pratos dos vasos de plantas, bebedouros de animais e ralos, e reafirma que 80% dos criadouros estão em domicílio.

EM RIO PRETO

Neste sábado, 14/12, a Prefeitura de Rio Preto (SP) promove a última etapa do ano da Campanha Rio Preto Unida Contra o Aedes, que tem por objetivo intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da retirada de criadouros em residências. 

Nesta data, os agentes estarão nas áreas do Maria Lúcia e de Engenheiro Schmitt, das 8h às 14h. Durante a visita domiciliar, os profissionais vão vistoriar as residências à procura de possíveis focos do mosquito, como recipientes que acumulam água e são propícios para a proliferação do Aedes.

No último sábado, a campanha foi realizada na área de abrangência do Estoril, com 682 imóveis vistoriados. Já no dia 30 de novembro, o mutirão percorreu as áreas do Parque Industrial e Santo Antonio.

“A principal meta desse mutirão é encontrar os moradores que trabalham durante a semana e não estão em casa no horário comercial. É uma oportunidade para entrar nessas residências", afirmou o gerente de controle de Vetores, Luiz Feboli Filho.

Todos os agentes de saúde estarão uniformizados, com calça azul marinho e camisa azul clara, com logotipo de Prefeitura de Rio Preto e crachá de identificação. Nas visitas, os agentes solicitam aos moradores apenas o nome e a data de nascimento. 

PREVENÇÃO SEMANAL 

Além do trabalho realizado pelos agentes de saúde, que percorrem continuamente residências, empresas e terrenos à procura de larvas do mosquito, a prevenção também deve ser feita pelos munícipes semanalmente com medidas simples, como:

Tampar os toneis e caixas d´água;

Manter as calhas sempre limpas;

Deixar as garrafas viradas com a boca para baixo;

Manter as lixeiras bem tampadas;

Deixar os ralos limpos e com aplicação de tela;

Limpar semanalmente ou preencher os pratos de vasos de plantas com areia. 

DADOS DA DOENÇA EM 2024


Região de São José do Rio Preto - 76.264 casos e 86 mortes


Região de Araçatuba - 10.738 casos e 8 mortes


Região de Presidente Prudente - 4.444 casos e 3 mortes


Nas regiões oeste e noroeste do estado, foram 91.446 casos e 97 mortes registradas. 


Em todo o estado: 2.098.284 casos e 1.976 mortes