Araçatuba intensifica campanha “Fora Leish” com ações estratégicas em dezembro

Mutirões e visitas domiciliares têm o objetivo de aumentar a proteção contra a leishmaniose no município

 Araçatuba intensifica campanha “Fora Leish” com ações estratégicas em dezembro - Divulgação


Araçatuba está acelerando a luta contra a leishmaniose com o segundo ciclo da campanha “Fora Leish”. A ação busca reduzir as pendências no encoleiramento de cães nas áreas mais vulneráveis e está marcada para dois sábados, dias 7 e 14 de dezembro. As atividades serão realizadas em escolas municipais, com o objetivo de facilitar o acesso da população à colocação e troca das coleiras.


Os mutirões terão pontos fixos em escolas como as EMEBs Silene Maria Barreto, Maria de Freitas, Joaquim Fernandes, Darcy Fontaneli, Joaquim Dibo e Ana Maria Nery Landre, funcionando das 8h às 13h. Além disso, equipes farão visitas domiciliares das 17h às 19h, atendendo quarteirões mapeados. A meta é alcançar 300 imóveis por dia, com o trabalho de 12 duplas de agentes.

A campanha prioriza regiões com maior vulnerabilidade social e condições ambientais específicas. As ações incluem o encoleiramento de cães e também medidas de controle de arboviroses, realizadas em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças.

Uma atenção especial será dada à área da UBS Alvorada, onde houve registro de um caso de Leishmaniose Visceral Humana (LVH). A estratégia busca ampliar o impacto das ações preventivas, reforçando o compromisso do município com a saúde pública e a qualidade de vida dos moradores.