SAÚDE
Araçatuba reforça a prevenção contra a dengue com nova remessa de vacina
Secretaria de Saúde recebe 20 mil doses para imunizar crianças de 10 a 14 anos nas UBSs da zona urbana
A secretaria municipal de Saúde de Araçatuba recebeu 20 mil doses da vacina contra a dengue. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas para o município por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual (GVE). Os imunizantes chegaram ao município na última sexta-feira (7).
A vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, para crianças de 10 a 14 anos. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, a quantidade recebida garante a aplicação da primeira e da segunda dose para o público-alvo atual.
Somente em janeiro foram aplicadas mais de 1,4 mil doses. Porém, apenas 31% das crianças entre 10 e 14 anos foram vacinadas.
SERVIÇO
As vacinas estão disponíveis em todas as UBSs da zona urbana. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As UBSs Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2 realizam a vacinação até as 22h.
No momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável, sendo necessária a apresentação de um documento com foto e a carteira de vacinação.
TESTE RÁPIDO
Na semana passada, a secretaria municipal de Saúde de Araçatuba também recebeu 2.500 unidades do teste rápido de dengue (NS1), para casos suspeitos que estejam nos primeiros dias de infecção. Os dispositivos são utilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pronto-Socorro Municipal.
Conforme explica o Departamento de Assistência Especializada, o teste faz a detecção do antígeno NS1, uma proteína específica do vírus da dengue, que circula no sangue do paciente infectado e pode ser detectada após as primeiras 24 horas de infecção, até o 5º dia. Ele é realizado por meio de uma picada (punção digital) no dedo do paciente. A gota de sangue é colocada no dispositivo de teste, que fornece o resultado após 15 minutos.
O material foi adquirido pelo Ministério da Saúde. O Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II) foi responsável por repassar esses testes rápidos para a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).
É a primeira vez que o município recebe testes NS1. Até então, a aquisição era feita com recursos próprios da Prefeitura. No ano de 2024, foram adquiridos 8,5 mil testes até novembro. Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, foram comprados 15 mil, devido ao aumento nos casos de dengue no município.