Araçatuba, Rio Preto e Prudente entram em estado de atenção pela baixa umidade do ar

Segundo a Defesa Civil, municípios registram uma média de 21% a 30% da umidade relativa do ar, que pode chegar ao estado de perigo

Araçatuba, Rio Preto e Prudente entram em estado de atenção pela baixa umidade do ar - imagem ilustrativa


Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, no interior de São Paulo, entraram em estado de atenção para a baixa umidade relativa do ar, segundo informou a Defesa Civil ao sbtinterior.com. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), todo o Estado de SP está em alerta Amarelo, que significa um grau de severidade de ‘perigo potencial’: quanto mais baixa a porcentagem do índice, maior é o ar seco para respirar.


Segundo a Defesa Civil de Rio Preto, a umidade relativa do ar na cidade no período da manhã chegou a 52% na última segunda-feira (22/7), mas começou cair à tarde, marcando 21%. A média da umidade relativa do ar no município é de 23%.

De acordo com o órgão, o número está bem próximo do que é considerado estado de atenção: de 21% a 30%. Acima disso, a cidade passa para o alerta Laranja, o estado de perigo. Mais baixo ainda, inferior a 12%, o município chega ao alerta Vermelho, onde decreta-se estado de emergência.

De acordo com o INMET, na manhã desta terça-feira (23/7), a umidade relativa do ar está variando entre 30% a 20%, e deve permanecer assim até por volta das 11h.

ORIENTAÇÕES

Beba bastante líquido.

Evite desgaste físico nas horas mais secas.

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo.