Argentina tenta manter histórico positivo em semifinais de Copas

Albiceleste encara Croácia em duelo que vale vaga na decisão do Mundial do Catar; seleção argentina busca ser tricampeã do mundo

Argentina tenta manter histórico positivo em semifinais de Copas - Divulgação/Fifa World Cup/Twitter


A Argentina tem pela frente mais uma semifinal de Copa do Mundo. Nesta terça-feira (13), a Albiceleste encara a Croácia em confronto que vale vaga na final do Mundial do Catar. Para os argentinos, o duelo diante da seleção croata é a oportunidade também para manter um histórico consistente: a Argentina nunca foi eliminada em uma semifinal de Copa do Mundo.


Esta é a quinta semi que os argentinos vão disputar na história do torneio. A Albiceleste superou Estados Unidos (1930), Bélgica (1986), Itália (1990) e Holanda (2014) nas outras outras oportunidades que decidiram vaga na final da Copa do Mundo.

Em 1978, ano em que foi campeã pela primeira vez, a seleção argentina superou uma semifinal que era disputada em outro formato. Naquela edição, que foi sediada pela própria Argentina, a semi do torneio foi disputada com dois grupos de quatro, sendo que apenas os respectivos líderes avançaram para a final.

Agora, os comandados do técnico Lionel Scaloni têm pela frente a Croácia, adversário conhecido de boa parte do grupo argentino. Há quatro anos, a seleção do leste europeu bateu a Argentina por 3 a 0 na fase de grupos do Mundial da Rússia. A equipe croata acabou vice-campeã da Copa de 2018, enquanto a Albiceleste foi eliminada nas oitavas de final - curiosidade: os dois países caíram para a campeã França, que pode ser finalista mais uma vez.

Argentina e Croácia vão se enfrentar no Lusail, principal palco da Copa do Mundo do Catar. Se avançar, a seleção argentina irá em busca do tricampeonato da principal competição do futebol. Os croatas sonham com um inédito título da Copa.