Atlético-MG alcança 96% de chance de conquistar o Campeonato Brasileiro

Atlético-MG alcança 96% de chance de conquistar o Campeonato Brasileiro -


O Atlético-MG está em contagem regressiva para levantar o troféu do Campeonato Brasileiro pela segunda vez. Isolado na liderança da competição nacional, o Galo tem 96% de chance de ficar com o título, segundo aponta o matemático Tristão Garcia, do site infobola.


A vitória do Alvinegro diante do América-MG, no último sábado (6), naturalmente fez a equipe de Cuca dar mais um passo no caminho pela taça. Entretanto, o empate do Flamengo na noite desta segunda (8), contra a Chapecoense, na Arena Condá, foi mais um resultado positivo para o Atlético-MG, já que o Rubro-Negro poderia diminuir a vantagem em três pontos, além do fato de a equipe de Renato Gaúcho ainda possuir um jogo a menos.

Com o ponto somado, o Flamengo ficou a 11 atrás do Galo. O matemático Tristão Garcia aponta o clube carioca com apenas 2% de chance de ser campeão nacional. Segundo colocado e com dez pontos a menos que o Alvinegro, o Palmeiras possui a mesma (2%) probabilidade de conquista do torneio. 

Com 65 pontos e ainda 24 a disputar, o Atlético-MG nunca esteve tão próximo de conseguir o tão sonhado bi do Campeonato Brasileiro. O próximo adversário do Galo no caminho da conquista da competição é o Corinthians, nesta quarta (10), no Mineirão. Convocados, Junior Alonso, Alan Franco, Vargas e Savarino desfalcam o time de Cuca para este duelo.

Chances de título do Brasileirão

1º - Atlético-MG, 96% - 65 pontos, 30 jogos
2º - Palmeiras, 2% - 55 pontos, 30 jogos
3º - Flamengo, 2% - 54 pontos, 29 jogos

Os cálculos de Tristão Garcia

Matemático especializado em probabilidades relacionadas ao futebol, Tristão Garcia utiliza ferramentas matemático-computacionais de última geração e técnicas de inteligência artificial. A metodologia de Tristão Garcia considera inúmeros parâmetros, como o fator local (jogar em casa) e também os jogos recentes de determinado clube. As últimas seis partidas têm peso maior, enquanto as outras seis anteriores possuem relevância menor no cálculo.