Bancos reportam padrões mais rígidos e demanda fraca em empréstimos a empresas, revela Fed

Bancos reportam padrões mais rígidos e demanda fraca em empréstimos a empresas, revela Fed -


Os bancos dos Estados Unidos afirmam que havia padrões mais rígidos e menor demanda por empréstimos comerciais e industriais para companhias de todos os tamanhos, no quarto trimestre. Além disso, reportavam padrões mais rígidos e menor demanda para todas as categorias de empréstimos no setor imobiliário comercial, mostra a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 5, pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), em seu relatório Senior Loan Officer Opinion Survey on Bank Lending Practices (SLOOS).


Em relação a empréstimos para pessoas físicas, os bancos, no geral, reportavam que os padrões de empréstimos tiveram um aperto em todas as categorias do setor imobiliário residencial.

A pesquisa também aponta que os empréstimos para cartões de crédito, automóveis e outros empréstimos para consumo recuaram no período no país.

Os bancos, no balanço da pesquisa, reportaram padrões mais rígidos de empréstimos para a maior parte das categorias no quarto trimestre. Mas uma parcela menor deles reportou aperto em padrões de empréstimo que no terceiro trimestre, observando-se todas as categorias da pesquisa, destaca o relatório.

A pesquisa de janeiro do SLOOS também incluiu um conjunto de questões específicas sobre as expectativas dos bancos por mudanças nos padrões de empréstimos, demanda por eles e desempenho desse segmento, ao longo de 2024.

Os bancos, no balanço, reportaram esperar que os padrões de empréstimos "sigam em geral inalterados" para algumas categorias, como o setor imobiliário residencial, mas com aperto para empréstimos para cartões de crédito e financiamento de automóveis.

Além disso, os bancos afirmam que esperam um fortalecimento na demanda por empréstimos em todas as categorias, mas com deterioração na qualidade deles.