TRISTEZA
Bebê de um ano morre após ser picada por escorpião
A menina chegou a ser levada ao PS de Birigui e aguardava transferência para Araçatuba, mas não resistiu
Um bebê do sexo feminino, de um aninho de idade, morreu na tarde desse domingo (17), após ser picada por um escorpião, na residência onde morava, no Jardim Crevelaro, em Birigui. Ela foi atingida em uma das mãos e na coxa. As informações são do portal RP10.
A menina Lara Vitória, que tinha acabado de completar um ano de vida, foi levada ao pronto-socorro da cidade e depois transferida para a Santa Casa de Birigui, enquanto aguardava transferência para Araçatuba, para tomar o soro antiescorpiônico, mas não resistiu, vindo a falecer após cerca de uma hora após o incidente.
A Prefeitura de Birigui disse ao sbtinterior.com que a criança deu entrada em estado grave e chegou a receber o soro antiescorpiônico no PS da cidade, mas não resistiu.
O corpo da bebê foi velado na capela da funerária Cardassi, em Birigui, e sepultado na manhã desta segunda-feira, no Cemitério da Consolação.
Até agora, em 2022, só em Birigui, a secretaria de Saúde já documentou 272 casos de pessoas picadas por escorpiões. Em Araçatuba, houve 363 registros em 2022 até agora, sem nenhuma morte registrada.
Em nota, a prefeitura lamentou a morte da criança e disse que se solidariza com os familiares neste momento.
"A administração municipal informa ainda que realiza frequentemente ações de limpeza e orienta a população sobre os cuidados necessários contra escorpião. A Secretaria de Saúde de Birigui orienta ainda que é importante que a população mantenha seus quintais sempre limpos, evitando o acúmulo de madeiras, entulhos e restos de materiais de construção. Deve-se manter tampados os ralos, tanques e pias que tenham acesso direto as redes de água e esgoto. Além de manter fechadas as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer, e vedar as frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes.
Em casos de acidentes, a orientação é que a pessoa procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou o Pronto Socorro para receber o tratamento o mais rápido possível. Ao encontrar o animal em casa, o morador deve comparecer na Secretaria de Saúde para fazer a notificação. Dúvidas ligar no (18) 3643-6274".