Beneficiários do Bolsa família voltam a ter acesso ao Farmácia Popular

Programa conta novas ofertas de medicamentos gratuitos; veja como retirar

Beneficiários do Bolsa família voltam a ter acesso ao Farmácia Popular - Reprodução


O Ministério da Saúde retomou, em junho, o programa Farmácia Popular do Brasil, responsável pela oferta gratuita de medicamentos a moradores em situação de vulnerabilidade. Segundo a pasta, todos os 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família já voltaram a ter acesso ao programa, disponível em farmácias por todo o país. As informações são do portal SBT News.


Agora, mulheres poderão ter acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Trata-se de produtos que eram oferecidos com preços mais baixos pelo programa, mas que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma.

Para a retirada de medicamentos, ofertados gratuitamente ou com 90% de desconto, é preciso apresentar documento oficial com foto e número do CPF, além de receita médica, dentro do prazo de validade, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares. No caso de pacientes acamados ou impossibilidades de comparecerem ao estabelecimento, a aquisição pode ser feita por um representante legal.

O programa oferta ainda fraldas geriátricas para idosos acima de 60 anos e pessoas portadoras de alguma deficiência. Neste caso, é preciso apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso, no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).