Bispo de Rio Preto visita Fundação Casa e faz gesto do Lava-Pés em menores infratores

No local não será realizada a Celebração Eucarística, mas a partilha de mensagens bíblicas

Bispo de Rio Preto visita Fundação Casa e faz gesto do Lava-Pés em menores infratores - Reprodução


O bispo diocesano de Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, visitará as unidades da Fundação Casa em Mirassol (terça-feira, 12 de abril) e em Rio Preto (quarta-feira, 13 de abril). A Pastoral do Menor, organismo ligado à Igreja Católica Apostólica Romana, mantém trabalhos sistematizados com as populações mais vulneráveis e, em especial, com aqueles que estão sob medidas restritivas. O coordenador do grupo, Mário de Oliveira, e o assessor eclesiástico da Equipe, padre Antônio Valdecir Dezidério, acompanharão o bispo.


Está prevista, as visitas, a antecipação do gesto do Lava-Pés (realizadopela Igreja Católica na Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa). No local não será realizada a Celebração Eucarística, mas a partilha de mensagens bíblicas.

Dados

Segundo o Boletim Estatístico Diário da Fundação Casa, em 1 de abril de 22, 2.197 adolescentes (46,64% do total) cumprem medidas por atos infracionais ligados ao tráfico de drogas. 1591 (33,77%) sofrem sanções pela prática de roubo qualificado. Na terceira posição da estatística está o roubo simples (169 adolescentes ou 3,59% do total). Meninos (95,88% dos adolescentes em atendimento), na faixa etária dos 17 anos (1640 casos) e que se declaram pardo (57,31% do total) constituem o “rosto” predominante na Fundação Casa. Do geral, a maioria está no Ciclo II do Ensino Fundamental (2204).

Igreja

A Pastoral do Menor é um serviço da Igreja do Brasil junto às crianças e adolescentes empobrecidos. Ela teve suas origens no ano de 1977 e desde então vem buscando percorrer caminho cada vez mais facilitador de sua missão (com informações do site da Pastoral do Menor de Franca).