Boate atingida por incêndio que matou 13 na Espanha tinha ordem de fechamento desde 2022

Empresa que operava discotecas só tinha licença para um dos clubes

Boate atingida por incêndio que matou 13 na Espanha tinha ordem de fechamento desde 2022 - Reprodução/ SBT News/ X


Uma das três boates atingidas pelo incêndio que matou 13 pessoas em Múrcia (Espanha), na madrugada desse domingo (1º), tinha ordem de fechamento desde outubro de 2022, segundo autoridade local. A causa do fogo ainda está sob investigação.


Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (2/10), Antonio Navarro, secretário responsável pelo planejamento urbano de Múrcia, explicou à imprensa que a prefeitura emitiu, em janeiro de 2022, uma ordem de fechamento para um dos clubes.

A Teatre tinha licença para funcionar desde 2008, como discoteca e restaurante. A La Fonda, mais atingida pelas chamas e onde as 13 vítimas foram encontradas, foi criada em 2019 após uma reforma para dividir a Teatre em dois espaços.

Um novo pedido de licença foi solicitado pela empresa que opera o complexo de boates, mas só após a obras. Por isso, em janeiro de 2022, a prefeitura ordenou o encerramento das atividades na La Fonda, já que a criação de uma nova boate exigia a emissão prévia de uma nova permissão.

A Justiça negou recurso da empresa em março do ano passado e, em outubro, impôs o cumprimento da ordem de fechamento, que acabou não respeitada.