Brasil chega a 40 mortes por dengue, diz Ministério da Saúde

São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Acre, Minas Gerais e Distrito Federal decretaram situação de emergência; veja cuidados

Brasil chega a 40 mortes por dengue, diz Ministério da Saúde - Reprodução


O Brasil chegou a 40 mortes confirmadas por dengue na noite dessa terça-feira (6). O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde, que informou que outros 265 óbitos estão sob investigação.


Em relação aos casos, a pasta contabiliza quase 370 mil ocorrências prováveis da doença, sobretudo em Minas Gerais e no Distrito Federal.

Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Acre também registraram aumento no número de casos de dengue, decretando situação de emergência. Equipes de saúde percorrem as cidades de casa em casa em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Geralmente, o inseto é encontrado onde há água parada.

Centro de operações e hospitais de campanhas foram instalados na maior parte do Brasil para acelerar diagnósticos e orientar a população. Carros para aplicação espacial do inseticida UBV, o chamado fumacê, também são utilizados nos estados.

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde deve divulgar o calendário de vacinação contra a dengue. A imunização começa neste mês de fevereiro, para a faixa-etária de 10 a 14 anos, em municípios selecionados. Enquanto isso, a pasta reforça a importância de medidas preventivas, como a eliminação de água parada dentro das casas e o uso de repelente.

"O calor recorde e as chuvas acima da média desde o ano passado aumentaram os focos do mosquito transmissor. Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e em volta delas. Vamos tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos e retirar água acumulada dos vasos e plantas”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Como diferenciar sintomas da dengue e da gripe?

Febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza. Esses são alguns sintomas comuns de várias doenças, a exemplo da dengue e da gripe. Então, como diferenciar as duas enfermidades? Antes, é importante saber que, embora sejam igualmente causadas por vírus, a transmissão dessas doenças ocorre de maneiras diferentes.

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido durante o período do inverno. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

Confira abaixo os sintomas de cada uma das doenças:

Dengue

Febre alta;
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos;
Sangramento de mucosa;
Irritabilidade.

Gripe

Febre;
Coriza;
Dor de garganta;
Tosse;
Dor no corpo;
Dor de cabeça;
Dores articulares;
Diarreia;
Vômito;
Fadiga;
Prostração;
Rouquidão;
Olhos avermelhados e lacrimejantes.

O Ministério da Saúde reforça que, em caso de suspeita de ambas as doenças, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível realizar testes para identificar a exata enfermidade e fazer o tratamento adequado.