Brasileiros estão confiando menos nas Forças Armadas, mostra pesquisa

Queda ocorre após diversos fatos ocorridos desde dezembro do ano passado no Brasil

Brasileiros estão confiando menos nas Forças Armadas, mostra pesquisa - Divulgação/Forças Armadas/Arquivo


A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas caiu significativamente nos últimos seis meses. É o que mostra a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21).


De acordo com o levantamento, em dezembro de 2022, 43% dos entrevistados confiavam muito nos militares. Já em agosto deste ano, apenas 33% confiam. A queda foi mais significativa entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. No mesmo período, a confiança alta entre os bolsonaristas passou de 61% para 40%.

Ainda de acordo com a pesquisa, em dezembro do ano passado, 36% dos cidadãos confiavam pouco nas Forças Armadas. Atualmente, o número é de 41%. No mesmo período também aumentou o percentual de pessoas que não confiam nos militares, passando de 18% para 23%.

Ainda de acordo com o levantamento, passou de 7% para 20% o percentual de eleitores de Jair Bolsonaro que não confiam nas Forças Armadas. O percentual daqueles que 'confiam pouco' passou de 31% para 38%.

​A queda da confiança ocorre após a divulgação de diversos fatos relacionados às Forças Armadas desde o segundo turno das eleições.

Entre eles estão a divulgação de um relatório do Ministério da Defesa, que afirmava não descartar hipótese de fraude nas urnas eletrônicas, mesmo sem identificar qualquer evidência de fraude, além de não ter havido nenhuma mobilização para "reverter" o resultado das eleições, mesmo após acampamentos serem montados por meses em frente a quartéis generais.