Calçadão de Rio Preto ganha exposição inédita a céu aberto

Calçadão de Rio Preto ganha exposição inédita a céu aberto - Divulgação


Quantas facetas podem ser expressas na figura de um anjo? Para a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto – Acirp - pelo menos dez delas, a partir da identidade de artistas plásticos e visuais rio-pretenses que imprimiram sua personalidade em cada uma das obras da exposição a céu aberto “Anjos Pela Cidade”, que pode ser apreciada a partir desta quinta-feira (21) na Praça Rui Barbosa.


A exposição integra o projeto “Arte Pela Cidade”, que tem a realização da Acirp, junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. São dez obras, medindo 1,75x1,45, moldadas pelo artista plástico Fernando Facchini em formato de anjos com fibra de vidro originalmente na cor cinza.

O resultado final conta com a intervenção de dez artistas, todos integrantes do Núcleo de Economia Criativa da Acirp, que ficaram livres para utilizar seus estilos e técnicas de manifestação artística para dar aos anjos uma nova perspectiva plástica que vai do realismo da técnica acadêmica até a abstração da livre aplicação da tinta acrílica.

As dez obras angelicais contemplam as mais diversas técnicas da pintura e do artesanato, com assinatura de Allan Leite da Silva, Claudia Cabral, Germana Zanetti, Rodrigo S., Edson Raposeiro, Sandra Antunes, Regina Cheida, Ju Barroso, Vera Tebar e do coletivo Dani Alves, Cristiane Carneiro, Glaucia Calegari e Vi Alves.

Para a diretora de Economia Criativa da Acirp e curadora da exposição, Drica Sanches, a intervenção inesperada da arte no ambiente urbano leva à reflexão e a um momento de respiro durante as atribulações do dia a dia.

“Além da figura do anjo que remete a paz e a harmonia, os transeuntes poderão contemplar a pluralidade do exercício artístico desenvolvido em Rio Preto de forma acessível. É um grande desafio levar a arte ao encontro do público, mas, em contrapartida, é extremamente satisfatório possibilitar que muitas pessoas tenham acesso pela primeira vez a uma obra de arte.”

A exposição segue na Praça até dezembro de 2024 quando serão restauradas e ganharão novo destino, conforme prevê o projeto “Arte Pela Cidade” - uma iniciativa da Acirp aprovada junto à Lei de Incentivo à Cultura Federal - Lei Rouanet, que visa o acesso pleno e democrático a Cultura para toda a população de Rio Preto e sua respectiva região metropolitana, com programação gratuita realizada em espaço público e que contemple ações artísticas por toda a cidade.



(Divulgação)