Centro Universitário de Araçatuba lidera ranking do MEC e conquista nota máxima em medicina veterinária

Curso do Unisalesiano conquistou primeira posição no estado, entre instituições públicas e privadas

Centro Universitário de Araçatuba lidera ranking do MEC e conquista nota máxima em medicina veterinária - Divulgação


O curso de Medicina Veterinária do Unisalesiano de Araçatuba conquistou a nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira, 11 de abril. Com esse resultado, alcança o 1º lugar entre todos os cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, considerando instituições públicas e privadas.


Desde sua criação, o curso vem se destacando pela excelência acadêmica, inovação no ensino e compromisso com a formação integral dos futuros médicos-veterinários. Avaliado por critérios como desempenho dos estudantes no Enade, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e qualificação do corpo docente, o curso demonstrou excelência em todos os aspectos.

Outro diferencial é o Hospital Veterinário do Unisalesiano, que proporciona aos alunos uma vivência prática essencial à formação, com atendimentos reais à comunidade e ampla variedade de casos clínicos e cirúrgicos. Essa estrutura é fundamental para conectar teoria e prática com qualidade e responsabilidade.

REPERCUSSÃO

A coordenadora do curso, Prof.ª Sheila Cardoso Ribeiro, celebrou a conquista. “É uma alegria imensa receber esse reconhecimento. Essa nota é fruto de um trabalho coletivo, que envolve nossos alunos, professores, colaboradores e a Reitoria. Mostra que estamos no caminho certo, oferecendo um curso de excelência, alinhado às exigências do MEC e às necessidades da sociedade”, afirmou.

Sheila destacou que esse trabalho vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, com atenção aos conteúdos cobrados na prova do Enade e uma atuação dedicada dos docentes, que trazem para a sala de aula temas atuais da Medicina Veterinária. “Além disso, oferecemos aos acadêmicos uma vivência prática em diferentes áreas da Veterinária durante o período de estágio, o que enriquece ainda mais a formação.”

O também coordenador do curso, Prof. Rafael Cipriano, ressaltou que a Medicina Veterinária do Unisalesiano sempre foi um curso de excelência, com professores e equipe engajada em realmente ensinar os alunos. “A diretoria, a Reitoria, a coordenação – todos sempre buscaram a qualidade crescente dos nossos cursos. Por isso acredito que conquistamos essa segunda nota 5”, comentou.

Para Cipriano, essa nota reflete o trabalho de toda a comunidade acadêmica. “Desde a equipe de apoio, os colaboradores da limpeza, até a coordenação, a Reitoria, os professores e, principalmente, os alunos. Eles mostraram que saem daqui com um conhecimento excepcional, preparados para se destacar ao lado de qualquer profissional, inclusive de instituições também reconhecidas.”

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, avalia que a Medicina Veterinária tem sido uma referência, não apenas pela nota máxima, mas pela formação robusta e atualizada oferecida aos acadêmicos. “Este resultado demonstra a dedicação da nossa equipe acadêmica em fornecer um ensino de excelência, que prepara os alunos para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Estamos muito orgulhosos desse feito, que reafirma nosso papel na formação de profissionais capacitados e preparados para o futuro.”

O Reitor do Unisalesiano, Pe. Paulo Vendrame, SDB, afirmou que a palavra que resume a nota máxima alcançada pela Medicina Veterinária é comprometimento: dos gestores, coordenadores, corpo docente e acadêmicos do curso. “Um trabalho realizado por uma equipe bem entrosada no ensino, na pesquisa e no serviço à comunidade.”

Confira o ranking dos cinco melhores colocados no CPC do Estado de São Paulo, segundo o MEC:

1º – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – CPC (Contínuo): 4,064 – CPC (Faixa): 5
2º – Universidade Santo Amaro – CPC (Contínuo): 3,970 – CPC (Faixa): 5
3º – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araçatuba) – CPC (Contínuo): 3,963 – CPC (Faixa): 5
4º – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Jaboticabal) – CPC (Contínuo): 3,755 – CPC (Faixa): 4
5º – Universidade do Oeste Paulista – CPC (Contínuo): 3,704 – CPC (Faixa): 4

Fonte: Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)