DESASTRE NATURAL
Chuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade pública
A previsão é que fortes chuvas continuem a afetar os municípios do Estado, em especial os localizados na região central, até o fim desta semana
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou estado de calamidade pública após mais de 100 municípios gaúchos terem sido afetados pelas chuvas intensas. A decisão foi publicada na noite de quarta-feira de feriado, 1º, em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado. Os temporais já deixaram 10 mortos e ao menos 21 pessoas desaparecidas.
A medida ressalta a severidade dos impactos das chuvas, inundações, granizo, alagamentos, enxurradas e vendavais no Estado, sendo categorizados como desastres de Nível III, classificados por danos e prejuízos substanciais. O decreto permanecerá em vigor por 180 dias.
O decreto estabelece que os órgãos e entidades da administração pública estadual devem prestar apoio imediato às áreas afetadas, em colaboração com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Além disso, o texto prevê a possibilidade de os municípios afetados pedirem auxílio semelhante, cujas solicitações serão avaliadas e homologadas pelo Estado, na tentativa de dar resposta mais ágil e coordenada diante da emergência.
🇧🇷 | As intensas chuvas no estado gaúcho do Rio Grande do Sul resultaram na morte de pelo menos 10 Pessoas.Mais de 100 municípios do estado foram afetados pelas chuvas, com as regiões mais atingidas sendo a Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Central, Serra e Sul. As cidades… pic.twitter.com/mZ5bag0Gm8
— World Events 🌎 (@Eventmund) May 2, 2024