SAÚDE
Cidades do Oeste e Noroeste Paulista participam da campanha "Fique Sabendo"
Ação amplia acesso à testagem rápida de HIV e sífilis
Cidades do Oeste e Noroeste paulista participa da 17ª Campanha Estadual “Fique Sabendo”, para ampliar o acesso à testagem rápida de HIV e sífilis nso municípios. A campanha incentiva diagnóstico precoce, tratamento imediato e orientação do sexo seguro, através da prevenção combinada contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
ARAÇATUBA
Em Araçatuba, as ações começaram nesta terça-feira (26) e estão sendo realizadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), no CAPS AD e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além de ações externas, até 20 de dezembro de 2024, das 7h às 17h. Os exames são realizados por coleta de sangue da polpa digital, o que torna o processo ágil, com resultados em 40 minutos.
Além disso, a campanha oferece outros serviços gratuitos à população, como:
- Distribuição de autotestes de HIV, para quem preferir realizar a testagem em casa;
- Oferta de preservativos internos e externos e gel lubrificante, incentivando o uso de proteção durante as relações sexuais;
- Materiais informativos sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP);
- Aconselhamento e orientação sobre ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), visando conscientizar e promover a saúde sexual da comunidade;
- Palestras sobre ISTs e Prevenção Combinadas, nas empresas e escolas, mediante agendamento.
O Departamento de Assistência Especializada destaca a importância da campanha para a saúde pública do município. “Todos os anos, celebramos em 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS, uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas, além de permitir que o público se informe e adote comportamentos preventivos, evitando a propagação de infecções e garantindo uma vida saúde à população em geral”.
Para mais informações, os munícipes podem entrar em contato com o Serviço Ambulatorial Especializado – SAE pelos telefones
(18) 3622-3895/3623-5550.
PRESIDENTE PRUDENTE
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório Médico Municipal e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), receberá no próximo dia 29 de novembro, no Mistério da Saúde, em Brasília-DF, a recertificação de Município Livre da Transmissão Vertical do HIV.
Paralelamente ao reconhecimento, o Ambulatório Médico Municipal já prepara a Campanha “Fique Sabendo” que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado dia 1° de dezembro. A Campanha terá início na próxima semana, durante os mutirões noturnos do Novembro Azul, e seguirá até o dia 6 de dezembro.
Nas ações, haverá oferta gratuita de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de orientações gerais sobre prevenção.
Sobre a recertificação, o farmacêutico do programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, explica que é um processo que ocorre a cada dois anos. Prudente apresenta os dados para revalidar e obter essa recertificação, mantendo todos os indicadores favoráveis, sem nenhum registro de transmissão da mãe gestante para a criança.
Confira as ações já programadas para a Campanha Fique Sabendo:
26/11- Unoeste - campus II
27/11- CIEE Campus I Unoeste: das 8h às 10h
30/11 - Praça 9 de Julho: 8h às 13h.
02/12 - Praça 9 de Julho: 8h às 11h e das 13h30 às 16h
03/12 - CIEE Campus I: 8h às 10h
05/12 – Imediações da rodoviária (18h às 20h) e profissionais do sexo (20h às 22h)
06/12- CIEE Campus I 8hs às 10hs
RIO PRETO
Em São José do Rio Preto (SP) a campanha começa no sábado (30). CTA móvel e Programas de Prevenção do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis – realizará aconselhamento, testagem e stands de prevenção nos seguintes locais:
30/11 Sábado - 9h às 12h Rodoviária
02/12 Segunda-feira - 8h às 12h Plaza Avenida Shopping
03/12 Terça-feira - 8h às 12h PoupaTempo
04/12 Quarta-feira - 9h às 15h Bairro Jardim Paraíso (parceria com Consultório na Rua)
05/12 Quinta-feira - 8h às 12h Fundação Casa
06/12 Sexta-feira - 8h às 15h Blitz da prevenção em pontos estratégicos na cidade para sensibilização da população quanto a testagem como forma de prevenção