QUEIMADAS
Cinco cidades do estado de São Paulo têm focos de incêndio ativos
Castilho está entre os municípios que enfrentam queimadas, fogo destruiu grande parte de reserva ambiental
O estado de São Paulo tem cinco municípios com incêndios em andamento, informou a Defesa Civil nesta segunda-feira (16). Dez aeronaves estão auxiliando no combate às chamas, em operações coordenadas entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. As aeronaves estão divididas entre os municípios de Castilho, Bananal, Mococa, Tapiratiba e Itirapuã. Segundo a Defesa Civil, até o momento, seis aeronaves de asa fixa (aviões) e quatro de asa rotativa (helicópteros) estão sendo usadas nas ações de contenção do fogo.
Em Castilho, na região oeste paulista, o incêndio começou na última quinta-feira (12) e atingiu a vegetação nativa da reserva do Aguapeí. De acordo com a brigada de incêndios local, o fogo está agora sob controle, e os bombeiros estão realizando o trabalho de rescaldo. No entanto, diversos animais silvestres foram encontrados mortos no local, destacando os danos causados à fauna da região.
O boletim diário da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que as condições meteorológicas para as próximas 24 horas são favoráveis à dispersão de poluentes, o que está colaborando com o combate aos incêndios e melhorando a qualidade do ar no estado.