Conselho de Segurança da ONU vota hoje resolução do Brasil sobre conflito armado entre Israel e o Hamas

Texto condena ataque do Hamas na rave Universo Paralello e pede um cessar-fogo humanitário

Conselho de Segurança da ONU vota hoje resolução do Brasil sobre conflito armado entre Israel e o Hamas - SBT News


O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) analisa, nesta terça-feira (17), a proposta apresentada pelo Brasil, que ocupa a presidência do grupo em outubro, sobre o conflito armado entre Israel e o grupo palestino Hamas. Além de condenar o Hamas pelos ataques terroristas em Israel, o texto pede um cessar-fogo humanitário e a libertação imediata de reféns.


A votação acontece um dia após o Conselho rejeitar o texto russo, que recebeu cinco votos a favor, quatro contrários e seis abstenções. Para que uma resolução seja aprovada, é preciso ter pelo menos nove votos favoráveis, bem como não receber voto contrário de membros permanentes do colegiado (Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos).

Essa será a terceira tentativa de acordo desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro. Na última 6ª feira (13.out), a reunião para discutir a temas como a abertura de corredores humanitários na Faixa de Gaza, um cessar-fogo e a liberação de reféns israelenses acabou sem acordo. 

Caso não entrem em um consenso, espera-se que a diplomacia brasileira coloque em votação uma resolução determinando a abertura de um corredor humanitário em Gaza. O trajeto serviria para retirar estrangeiros, mulheres, idosos e crianças da região, além de servir de passagem segura para suprimentos básicos, como água, combustível e medicamentos.

O conflito entre Israel e Hamas está entrando no décimo primeiro dia e já acumula mais de 3 mil mortos e mais de 10 mil feridos. A maioria das vítimas é procedente da Faixa de Gaza -- onde o grupo palestino é dominante --, que virou o principal alvo das tropas israeleneses. A criação de um corredor humanitário atende apelos de organizações internacionais.