NOVIDADE
Copa do Mundo de 2030 será realizada em três continentes
Presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, antecipou anúncio da abertura da competição, que acontecerá na América do Sul; torneio ocorrerá também na Europa e África
A Copa do Mundo de 2030 acontecerá em um formato nunca antes visto. A maior competição de seleções do planeta terá sua abertura em Montevideu, no Uruguai, e terá jogos da primeira rodada também na Argentina e no Paraguai, mas as partidas posteriores acontecerão nas sedes principais, que serão Espanha, Portugal e Marrocos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4), de acordo com comunicado da Fifa.
Esta será a primeira e única edição da Copa do Mundo a acontecer em três continentes distintos. O acordo foi aprovado pelo Conselho da Fifa para aceitar uma candidatura única para sediar a competição no ano que marca seu centenário - a primeira Copa do Mundo da história aconteceu em 1930, no Uruguai.
Anteriormente, Argentina, Uruguai e Paraguai haviam se unido em uma só candidatura para sediar o campeonato, enquanto Espanha, Portugal e Marrocos eram seus adversários nesta disputa. Esta decisão da Copa ser realizada em três continentes foi a saída alcançada pela Fifa, em contato com os líderes das confederações continentais, para que se alcançasse o consenso em uma candidatura única.
O anúncio da abertura na América do Sul foi antecipado por Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol. "A América do Sul, lugar onde tudo começou, será mais uma vez palco da abertura da Copa do Mundo de 2030", afirmou o mandatário em suas redes sociais.
"Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos - Uruguai, Argentina e Paraguai - organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo", falou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
"Em 2030, teremos uma presença global única, três continentes - África, Europa e América do Sul - seis países - Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai - acolhendo e unindo o mundo enquanto celebramos juntos o belo jogo, o centenário e a Copa do Mundo", complementou o mandatário da Fifa.
A candidatura dos países da América do Sul também incluía o Chile, país que não foi citado nesta quarta-feira. A Ucrânia também havia sido incluída na candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos, mas não foi mencionada.
A Copa do Mundo de 2030 será a segunda edição a ter 48 seleções e 104 jogos disputados. O formato estreará na competição em 2026, que será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México.