JUROS
Copom eleva Selic em 0,25 ponto
Decisão unânime do Copom sinaliza continuidade no controle da inflação
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou um aumento de 0,25 ponto porcentual para a taxa básica de juros, que passou de 10,5% para 10,75% ao ano. Foi a primeira alta da Selic desde o início do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – um crítico ferrenho da atual política monetária. O último aumento da taxa havia sido em agosto de 2022 (13,75%).
A decisão foi unânime entre os integrantes do colegiado, com o diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, votando com o atual presidente da autarquia, Roberto Campos Neto. Galípolo foi indicado por Lula para assumir o comando do BC a partir de 2025, com o fim do mandato de Campos Neto, e havia receio no mercado de que uma cisão do Copom pudesse indicar no futuro uma postura mais leniente no controle da inflação.
Questionado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou não ter sido "surpreendido" pela decisão, mas que só faria comentários após a publicação da ata da reunião – prevista para a próxima terça-feira (24).