CRIME
Criminosos invadem escola em Presidente Epitácio e furtam mais de 100 netbooks
Um homem foi preso em flagrante e parte do material foi recuperado; aulas foram suspensas para perícia

Uma escola estadual foi alvo da ação de criminosos na madrugada desta sexta-feira (17), em Presidente Epitácio (SP). O caso aconteceu na Escola Estadual Jardim Real 2 e só foi descoberto quando uma funcionária chegou para trabalhar e ouviu barulhos e vozes estranhas no local.
Ao perceber que alguns notebooks da sala de informática estavam dentro de uma lixeira, a funcionária acionou a Polícia Militar. Os policiais chegaram rapidamente e flagraram um homem pulando o muro da escola, tentando fugir para um pasto próximo. Ele foi preso em flagrante e contou que estava com outros dois comparsas, que escaparam em um carro.
O trio pretendia “fazer um limpa” na unidade de ensino. Eles conseguiram separar 150 objetos, mas nem todos chegaram a ser levados. No momento da chegada da PM, 52 netbooks estavam posicionados sobre o muro, prontos para serem transportados.
Para entrar na escola, os suspeitos forçaram um dos portões e escalaram uma janela até a sala de informática. De lá, furtaram 115 netbooks, três televisões de 75 polegadas, um bebedouro, um micro-ondas, duas caixas de som, objetos pessoais de professores, cabos de internet, um violão, um teclado, uma impressora, um retroprojetor, nove kits de robótica e dez microbits — pequenas placas de computador utilizadas para ensino de programação e eletrônica.
Até o momento, 94 dos 115 netbooks furtados foram recuperados. As investigações continuam para localizar os outros dois envolvidos e recuperar o restante dos itens.
O homem preso tem 38 anos e permanece à disposição da Justiça.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lamentou o ocorrido e informou que as aulas do período da tarde foram suspensas para a realização da perícia. A Seduc garantiu que os equipamentos furtados serão repostos e que as áreas danificadas passarão por manutenção, com previsão de retorno às atividades já na próxima segunda-feira (19).
