Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira

Advogado foi indicado pelo presidente Lula e aprovado pelo Senado em junho

Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira -


Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta 5ª feira (3.ago). A data foi escolhida pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, que presidirá a cerimônia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os líderes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também estarão presentes. 


Zanin teve a indicação aprovada pelo Senado Federal em junho, depois de passar por uma longa sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O advogado, indicado para a vaga por Lula, irá substituir o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril - um mês antes de atingir a idade máxima para o cargo: 75 anos.

Quando assumir a cadeira no STF, Zanin herdará mais de 500 processos de Lewandowski, assumindo a relatoria dos casos. Entre eles estão a investigação sobre supostos desvios do chamado Orçamento Secreto e a omissão do governo de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de covid-19.

Quem é Cristiano Zanin?

Nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, Zanin chegará ao cargo de ministro do STF aos 47 anos. Ele se graduou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1999, e possui especialidade em processos litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Um dos destaques da carreira de Zanin foi a atuação como advogado de Lula durante as investigações da Operação Lava Jato, que ocorreram entre os anos de 2014 e 2021. Ele foi responsável por acionar o STF em duas das ações que levaram à anulação das condenações do petista pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

*Com informações do SBT News