ALERTA
Defesa Civil de SP alerta para risco de incêndios nos próximos dias em quase todo o estado
Regiões de Araçatuba, Andradina, Bauru e Jaú estão entre as áreas mais críticas, com temperatura chegando a 35º e umidade do ar abaixo de 20%
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), para o risco elevado de incêndios em quase todo o território paulista. As temperaturas voltarão a subir gradativamente, enquanto a umidade relativa do ar tende a cair entre esta sexta-feira (30) e domingo (1).
O Mapa de Risco de Incêndio, uma ferramenta tecnológica que auxilia no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período de estiagem, indica que os próximos dias serão críticos. De acordo com o CGE, os modelos meteorológicos apontam risco de emergência para incêndios, além de preverem altas temperaturas, ventos fortes de até 60 km/h e falta de chuvas. A baixa umidade relativa do ar também agrava o risco de queimadas.
REGIÕES CRÍTICAS
As regiões mais críticas em relação às temperaturas máximas são Araçatuba, Andradina, Bauru e Jaú, com máximas podendo chegar a 35ºC no período mais quente do dia. A umidade relativa do ar também deve atingir níveis críticos, ficando abaixo dos 20%.
Nas regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem chegar a 34ºC, com umidade abaixo dos 20%. Já nas regiões de Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, os termômetros podem registrar até 33ºC, com umidade relativa do ar igualmente abaixo dos 20%.
As regiões de Itapeva, Sorocaba e Iperó podem registrar máximas de 29ºC, com umidade abaixo dos 25%.
RECOMENDAÇÕES
A recomendação é evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para olhos e narinas, além de se hidratar e umidificar o ambiente.
EXPLICAÇÃO
Essa mudança climática ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o que causa aumento nas temperaturas e uma sensação térmica mais quente. Diante disso, a população deve adotar medidas de prevenção, como: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias, evitar a limpeza de áreas rurais utilizando fogo, não queimar lixo e não soltar balões. A Defesa Civil continua monitorando as áreas em alerta máximo para risco de incêndios.