Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto

Mortes ocorreram durante o cumprimento de mandados da Operação Atelís; armas e um fuzil foram apreendidos

Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto - Polícia Federal


Dois homens foram mortos na manhã desta quarta-feira (21) em confrontos com equipes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) em bairros distintos de São José do Rio Preto. As ações fizeram parte da Operação Atelís, deflagrada pela Polícia Federal com apoio do Gaeco e da Polícia Militar, para combater uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas.


As mortes ocorreram durante o cumprimento de mandados judiciais. Márcio Oliveira da Silva, de 47 anos, foi baleado no bairro Solo Sagrado, na zona norte da cidade. Já Victor Vinícius Rodrigues, de 33 anos, morreu em confronto com os policiais no Jardim Tarraf 2, na zona sul.

De acordo com as informações obtidas, ambos estavam entre os alvos da operação, que cumpriu ordens de prisão e de busca e apreensão. A Polícia Militar informou que os suspeitos reagiram à abordagem e foram mortos no revide. Armas de fogo, incluindo um fuzil, foram apreendidas nas duas ações.

As ocorrências foram registradas pela Polícia Civil, com a presença de peritos criminais acionados pelo delegado Allan Soares, da Central de Flagrantes. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Preto. Todo o material apreendido — armas, documentos e celulares — foi levado para a sede da PF na cidade e será analisado por peritos.

A Operação Atelís mobilizou cerca de 300 agentes e cumpriu 40 mandados de busca e apreensão, 17 de prisão preventiva, 16 de prisão temporária e 54 ordens de bloqueio de bens. Além de Rio Preto, a ofensiva aconteceu também em Mirassol, Tanabi, Ipiguá e Pontes e Lacerda (MT).

Segundo a Polícia Federal, as investigações revelaram uma rede estruturada de tráfico interestadual de drogas, que utilizava caminhões frigoríficos para transportar entorpecentes escondidos entre cargas de carne. Até agora, mais de duas toneladas de cocaína e meia tonelada de maconha foram apreendidas. Com informações do Diário da Região