Edinho Araújo acompanha Rodrigo Garcia em visita a região

Vice-governador participou de audiência pública para anunciar Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado

Edinho Araújo acompanha Rodrigo Garcia em visita a região - Divulgação


O prefeito de São Joé do Rio Preto (SP), Edinho Araújo, acompanhou nesta sexta-feira, 28, o vice-governador e secretário de Governo Rodrigo Garcia em vista a cidades da região. Antes de anunciarem a criação da Aglomeração Urbana, durante audiência pública na Câmara de Votuporanga, Edinho Araújo e Rodrigo Garcia, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado Carlão Pignatari, do deputado estadual Itamar Borges, do deputado federal Geninho Zuliani e do prefeito de Votuporanga Jorge Seba, concederam entrevista para uma emissora de rádio local.


Durante a entrevista, o prefeito Edinho destacou a relevância de mais um projeto para fomentar a região.

"Isso mostra a importância econômica de todo o Noroeste Paulista. Anunciamos há poucas semanas, durante a visita do governador João Dória à  Rio Preto, o projeto de lei que cria a Região Metropolitana, um marco para nossa região. Agora, com a visita do Rodrigo Garcia, podemos contemplar mais cidades do nosso entorno com a discussão para implantação do Aglomerado Urbano", destacou.

Logo após a entrevista, Edinho fez parte da mesa de autoridades que acompanharam a audiência pública do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Votuporanga. Durante o encontro, o vice Rodrigo Garcia e o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi apresentaram a proposta para criação da Unidade Regional a partir das Regiões de Governo de Votuporanga, Fernandópolis e Jales. 

"Criar uma unidade regional é uma forma moderna de planejamento. Falamos de uma reorganização administrativa, com envolvimento ainda maior da sociedade civil. Anunciamos hoje a criação, logo teremos a indicação dos nomes para o conselho e depois isso iremos iniciar as tratativas, com levantamentos regionais e pontuais de cada município. Cada região irá apresentar prioridades que serão defendidas pelo conselho", explicou o vice Rodrigo Garcia.

Os principais objetivos do Projeto de Desenvolvimento Regional são constituir uma nova divisão regional administrativa comum a todos os setores da instituição do Estado, mas também de reorganizar os municípios em regiões, que já estão conectadas, sem divisas e com muita interação. Isso facilita o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse regional, além de criar instrumentos para uma governança interfederativa, com apoio da União, do Estado e também dos próprios municípios.

Após institucionalizada a Unidade Regional, o novo modelo consistirá na criação do Conselho de Desenvolvimento de caráter consultivo composto por representantes dos municípios que a integra, representantes do Estado e da sociedade civil. Estes representantes também poderão participar das Câmaras Temáticas que serão criadas para cada área de interesse comum como meio ambiente, transporte, saúde. Também será criada a Agência Metropolitana e o Fundo de Desenvolvimento, onde tanto o Estado, os municípios e organizações colocam recursos para investimentos e solução de problemas da região.

O Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado foi aprimorado em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), e a metodologia do estudo é composta pelo Projeto Dispersão Urbana (SEADE), Estudo da Rede Urbana Paulista (SEADE) e o Regic 2018 (IBGE). A proposta do estudo de regionalização teve como premissas principais manter tanto quanto possível as divisões existentes e considerar o nível de integração regional entre os municípios.

Também estiveram presentes os secretários estaduais de Educação Rossieli Soares, Desenvolvimento Social Célia Parnes, da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Walter Nyakas, o prefeito de Votuporanga Jorge Seba e o presidente da Câmara de Votuporanga Sérgio Adriano Pereira, além de prefeitos e vereadores da região.

De Votuporanga, a comitiva seguiu até Jales. Lá juntamente com a secretária Célia Parnes, Rodrigo Garcia inaugurou o CDI (Centro Dia do Idoso) Alfredo Augusto de Oliveira Gonçalves, com investimento de R$ 500 mil.