Em apenas oito dias Presidente Prudente registra 335 notificações de dengue
A cidade registrou 335 notificações da doença e contabiliza 3 mortes, duas em 2025 e uma no ano passado
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente está implementando ações para impedir o avanço da dengue na cidade. Somente nos oito primeiros dias do ano foram registradas 335 notificações da doença com um caso confirmado. Até o momento três mortes estão em investigação, duas foram registradas em 2025 e uma no ano passado.
Entre as ações os agentes tem feito visitas domiciliares e arrastões de limpeza, que percorrem os bairros de porta em porta. Além disso, a conscientização da população foi intensificada em diversas áreas, com o objetivo de orientar sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e fortalecer o combate ao vetor.
O trabalho de zeladoria também foi intensificado com o recolhimento de lixo acumulado em diversos pontos da cidade, além da roçagem de mato alto em praças, canteiros e outras áreas públicas. Essas ações buscam reduzir potenciais criadouros e melhorar as condições urbanas, essenciais para o combate do mosquito transmissor da doença.
Presidente Prudente iniciou o levantamento do Índice Breteau, que mede a infestação larvária do mosquito, e foi escolhida para aplicar o Método Wolbachia em parceria com a Fiocruz/WMP. O projeto libera mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, reduzindo sua capacidade de transmitir dengue, zika e chikungunya.
.