Em Rio Preto, apenas 75% das crianças têm anticorpos contra o sarampo, aponta pesquisa

Percentual está abaixo do considerado ideal para prevenir surtos da doença – em torno de 94%

Em Rio Preto, apenas 75% das crianças têm anticorpos contra o sarampo, aponta pesquisa - Febrasgo.org/ Reprodução


Estudo publicado este mês na revista Vaccines mostra que na região de Rio Preto apenas 75% das crianças com até 15 anos têm anticorpos contra o sarampo.


“Este é mais um grito de alerta de que as crianças brasileiras não estão atingindo a imunidade de rebanho, ficando suscetíveis à infecção. E estamos vendo isso na prática: o sarampo, que já havia sido erradicado, retornou ao país”, afirma o pesquisador e diretor adjunto de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Mauricio Lacerda Nogueira.

Os pesquisadores analisaram a presença de anticorpos específicos para sarampo – do tipo imunoglobulina (IgG) – em amostras de sangue de 252 crianças coletadas entre dezembro de 2018 e novembro de 2019. Os participantes do estudo deram entrada no Hospital de Base da Famerp com suspeita de dengue. Os cientistas aproveitaram o material coletado durante o atendimento clínico para fazer as análises de soroprevalência. 

As amostras foram colhidas em cinco faixas etárias: 0 a 1 ano (crianças ainda não imunizadas); 1 a 2 anos (quando devem ser tomadas a primeira e a segunda dose da vacina tríplice viral); 2 a 5 anos (quando a criança já deveria estar totalmente imunizada contra o sarampo); 5 a 10 anos; e 10 a 15 anos. Em todos os grupos a taxa de imunização ficou abaixo de 80%.

Leia a pesquisa aqui