Estudante com autismo é vítima de abuso sexual em escola de Votuporanga

Secretaria de Educação do Estado de SP informou que os alunos envolvidos foram suspensos e que vai intensificar as ações de inclusão

Estudante com autismo é vítima de abuso sexual em escola de Votuporanga - Reprodução/ GovSP


A Polícia Civil investiga um estupro de vulnerável registrado no banheiro de uma escola estadual em Votuporanga, no interior de SP. O crime aconteceu no dia 26 de setembro.


De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima é um adolescente de 13 anos com transtorno de espectro autista. Segundo a polícia, alunos dos 6º e 7º ano do ensino fundamental teriam levado o garoto até o banheiro da unidade e cometido os abusos. Os atos teriam sido filmados por uma “plateia” formada por outros estudantes, que compartilharam a gravação com outras pessoas.

O diretor da instituição entregou o material para a Polícia Civil e identificou todos os envolvidos no abuso.

A Polícia Civil solicitou um exame de corpo de delito na vítima. Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que os alunos responsáveis pelo crime foram suspensos e uma apuração está em andamento.

Leia na íntegra abaixo:

“A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo repudia toda e qualquer forma de abuso, violência e importunação sexual. A Pasta lamenta veemente o ocorrido e informa que tomou todas as medidas legais cabíveis. Uma apuração está em andamento na Diretoria de Ensino de Votuporanga e pode resultar em sanções administrativas aos funcionários envolvidos. A direção foi afastada desta unidade.

Os pais dos estudantes envolvidos foram convocados para reunião e os estudantes agressores suspensos. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso foi inserido na Plataforma Conviva (Placon).

A Seduc-SP vai intensificar ações de inclusão e mediação com os estudantes e equipe escolar, por meio do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP). O aluno poderá realizar atendimento pelo Programa Psicólogos na Educação, se autorizado por seus responsáveis. A Pasta e DE Votuporanga seguem à disposição das autoridades e comunidade para mais esclarecimentos.”