AUTONOMIA
Expedição 21 leva adultos com síndrome de Down aos EUA para uma imersão de autonomia e inclusão
Programa de desenvolvimento pessoal é realizado em Orlando, de 8 a 15 de novembro, com experiências que incluem aulas na NASA e visitas com foco empreendedor
A Expedição 21 - Programa de Imersão, que incentiva a autonomia de adultos com síndrome de Down, chega à sua sexta edição. Desta vez, a experiência será em território norte-americano, trazendo novos desafios e oportunidades. A imersão ocorrerá de 8 a 15 de novembro, em um condomínio em Orlando, nos Estados Unidos. Os 11 participantes selecionados vêm de diversas regiões do Brasil, incluindo Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste (confira a lista completa abaixo). A escolha dos participantes foi feita pelo Instituto Cromossomo 21, liderado pelo fundador e educador social Alex Duarte, com o apoio de voluntários.
A primeira reunião dos expedicionários é nesta quinta-feira (7 de novembro), no Royal Palm Resort, em Campinas (SP). Lá, acompanhados de seus pais, eles receberão orientações e regras do programa, além de terem o primeiro contato com a equipe, formada por mediadores assistivos e o criador da experiência. No dia 8, os participantes se despedem dos familiares e embarcam para a imersão, com o apoio da Azul Linhas Aéreas, transportadora oficial do programa.
Este ano, além das mentorias voltadas para a independência na vida adulta, os participantes terão a oportunidade de visitar o complexo Sea World Entertainment para atividades com foco empreendedor. Eles também participarão de uma aula especial no complexo Kennedy Space Center, da NASA, ministrada por Frank Costa, Global Sales e Marketing PR.
EXPEDIÇÃO 21
O programa oferece uma experiência inovadora para adultos com deficiência intelectual, fora do ambiente familiar e cotidiano, simulando uma sociedade inclusiva que valoriza e foca nas potencialidades dos participantes. Durante quatro dias, os participantes tomam decisões próprias, resolvem conflitos, criam estratégias, praticam pensamento crítico, e são responsáveis por si e pelos outros. É uma oportunidade única e desafiadora de experimentar a fase adulta com autonomia e responsabilidade.
Desde a primeira edição, em 2018, o programa apresenta resultados animadores para melhorar a qualidade de vida de pessoas com síndrome de Down. Um dos exemplos de sucesso foi a conquista de moradia independente pelo escritor Vinicius Streda. Outros participantes, Isabela e Samuel Sestaro, se conheceram durante a Expedição 21 e hoje estão casados e morando juntos. O projeto também se tornou uma metodologia com validação científica pela Universidade de São Paulo.
PARTICIPANTES
Yasmin Ishida Corrêa (SP), Alice Peres Motta (CE), Isabella Maria Raccioppi Esteves (Santos/SP), Ana Flávia Piovezana (SC), Guilherme Saraiva (BA), Marina Timbó (CE), Sophia Lunardelli (GO), Vitor Araújo (RJ), Thiago Mariante Mayão (RJ), Camilla Aparecida de Souza (Campinas/SP) e Júlia Costa (RS).