Fazenda anuncia que Desenrola poderá ser acessado via sites de parceiros na reta final

A plataforma passou a funcionar como um hub, o que significa que o seu acesso pode ser feito não apenas pelo site do governo (gov.br), mas também por sites de parceiros

Fazenda anuncia que Desenrola poderá ser acessado via sites de parceiros na reta final - Divulgação


O Ministério da Fazenda anunciou nesta quinta-feira, 15, que a plataforma do programa Desenrola Brasil poderá ser acessada, em sua reta final, por meio de parceiros, sendo o primeiro deles a Serasa. A plataforma passou a funcionar como um hub, o que significa que o seu acesso pode ser feito não apenas pelo site do governo (gov.br), mas também por sites de parceiros, que podem ser instituições financeiras, como bancos, e bureaus de crédito.


A novidade começou na sexta-feira da semana passada com a Serasa, permitindo que usuários "logados" no site da empresa de cadastro de crédito possam ser direcionados, sem necessidade de novo login, à plataforma do Desenrola para renegociar suas dívidas.

A intenção do ministério é estabelecer mais parcerias para, assim, facilitar e ampliar o alcance do Desenrola até 31 de março, quando está previsto o fim do programa.

"Esperamos ampliar o engajamento", disse Alexandre Ferreira, coordenador-geral de Economia e Legislação do ministério da Fazenda. "Como toda plataforma de tecnologia, a gente faz ajustes incrementais numa agenda evolutiva do Desenrola", acrescentou.

Ferreira enfatizou que as regras e os benefícios do programa não mudam para quem acessar a plataforma do Desenrola via parceiros. "O que facilita é ter um novo canal de acesso para ampliar o alcance do Desenrola."

Segundo apresentação feita no gabinete do ministério da Fazenda em São Paulo, 12 milhões de pessoas foram beneficiadas até agora pelo programa, com descontos médios de 85% na renegociação de um total de R$ 35 bilhões em dívidas que estavam atrasadas. Mais da metade das pessoas que renegociaram dívidas (55%) são mulheres.

Entre as medidas para aumentar as adesões ao programa, o Desenrola também permite, há três semanas, o parcelamento de dívidas a usuários com a conta bronze, certificado mais básico no site gov.br e que responde por cerca de 40% das renegociações.