Galera Tech 2025 abre inscrições para capacitação gratuita em tecnologia para estudantes de Rio Preto
Projeto da Apeti oferece 36 vagas em duas turmas ao longo do ano, com aulas presenciais no Parque Tecnológico e parceria com o Senac. Inscrições vão até 23 de fevereiro.
A Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti) abriu as inscrições para a edição de 2025 do Galera Tech, projeto que oferece capacitação gratuita em tecnologia para estudantes do ensino médio da rede pública de Rio Preto. Com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho, a iniciativa capacita os participantes para pleitear vagas em programas de estágio e jovem aprendiz no setor de tecnologia.
Neste ano, o projeto conta com duas turmas, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Cada turma terá 18 vagas disponíveis. Além disso, uma nova parceria com o Senac permitirá que as aulas sejam 100% presenciais, ampliando o impacto da formação. "O projeto transforma vidas, na medida em que traz conhecimento em uma área tão fundamental e que abre oportunidades no mercado de trabalho. Neste ano, a parceria com o Senac tende a potencializar os resultados, com aulas 100% presenciais", destaca Yonei Scotelari, diretora da pasta Social da Apeti.
As aulas são realizadas no Parque Tecnológico de Rio Preto, três vezes por semana, no período da tarde, com duração de quatro meses. O conteúdo inclui Front-end, Lógica com Javascript e Programação Orientada a Objeto, Back-end, Linguagem SQL e Criação de APIs. O programa também oferece workshops sobre aplicativos e jogos, visitas a empresas de tecnologia, contato direto com empresários do setor e palestras para desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills), fundamentais para o ingresso no mercado de trabalho.
Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de fevereiro de 2025 para concorrer a uma das 18 vagas da primeira turma, que terá início em 10 de março. A segunda turma será aberta no segundo semestre. A inscrição pode ser realizada por meio do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffeqDRNvfAaHfSirn4cJrVykKj8UDZv4AgOc3iW4FQ7XzSig/viewform .
Kamille Evaristo, de 16 anos, participou do programa no ano passado e hoje é estagiária na Assessiva Comunicação. “Ter participado do Galera Tech foi uma experiência incrível. O projeto abriu minhas portas para o mercado de trabalho. Estou gostando bastante de trabalhar na área de comunicação”, relata a jovem, que é um exemplo do sucesso da iniciativa.
O Galera Tech tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão e capacitação, conectando jovens ao mercado de tecnologia e promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Para mais informações e inscrições, acesse o link disponibilizado pela Apeti.