Governo confirma mais 2 casos de gripe aviária e total de focos sobe para 154

Doença já foi identificada em aves silvestres e domésticas e em leões-marinhos; país está sob estado de emergência zoossanitária

Governo confirma mais 2 casos de gripe aviária e total de focos sobe para 154 - Reprodução


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou dois novos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP-H5N1) em aves silvestres, sendo um no Rio Grande do Sul e outro no Rio de Janeiro. Com isso, o total de focos da doença no Brasil subiu para 154 – incluindo três ocorrências em aves domésticas e quatro em leões-marinhos.


Os casos de gripe aviária estão crescendo no país desde 2023. Em meio ao cenário, o Mapa prorrogou, mais uma vez, a vigência do estado de emergência zoossanitária – decretado pela primeira vez em maio do ano passado. Com a portaria, a pasta pode usufruir de mais instrumentos e verbas para atuar e conter a disseminação da doença.

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. A infecção humana é rara, mas pode ocorrer por meio de contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Segundo o Mapa, não há risco no consumo de carnes e ovos de aves ou qualquer produto de origem animal inspecionado.

"O Mapa segue alertando a população para que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acionem o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe. Estamos trabalhando em articulação com diferentes Ministérios e órgãos federais para prevenção e atuação frente aos possíveis impactos da disseminação da doença no Brasil", disse a pasta.