Governo vai definir, em 90 dias, política contra violência nas escolas

Ministro da Educação divulgou prazo para medida; grupo é formado por 8 pastas e vai se reunir semanalmente

Governo vai definir, em 90 dias, política contra violência nas escolas - Agência Brasil


O governo federal estuda a implementação de uma política nacional de enfrentamento à violência nas escolas e deve construir uma proposta em um prazo de até 90 dias, segundo afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta terça-feira (18). A proposta é elaborada por oito ministérios.


O titular do MEC também anunciou uma série de recursos que serão liberados para estados e municípios, e que gestores escolares de colégios públicos serão orientados, a partir de 2ª feira, a respeito de como implementar recomendações no ambiente escolar. 

Camilo Santana ainda disse que a sociedade deve se unir, "independente de questões políticas, partidárias, ideológicas", em defesa da vida de crianças e jovens.

"Esse é um problema que tem que envolver igreja, envolver sociedade, tem que envolver escolas privadas, envolver assembleias, ministério público, enfim, a justiça estadual. Todos precisamos nos envolver para garantir segurança às nossas crianças e jovens nesse país", afirmou o ministro.

O titular do MEC ainda afirmou que universidades vão fazer um curso de formação com professores para trabalhar o enfrentamento da violência. E que foi feita uma parceria com o Conselho Nacional da Justiça.

Os anúncios foram feitos em encontro no Palácio do Planalto, que reuniu ministros, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, governadores e prefeitos.