Hospital de Base de Rio Preto avança em cirurgias robóticas e atende pacientes do SUS

Instituição realizou 260 cirurgias robóticas em 14 meses, beneficiando pacientes da rede pública

Hospital de Base de Rio Preto avança em cirurgias robóticas e atende pacientes do SUS - HB/Divulgação


O Hospital de Base de São José do Rio Preto, que já é o maior complexo hospitalar do País em atendimentos pelo SUS, se tornou referência em uma nova área, a cirurgia robótica. A unidade realizou 260 procedimentos em 14 meses, desde a implementação da nova tecnologia. Entre os pacientes beneficiados, 25 foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), resultado de um compromisso assumido pela instituição de destinar 10% das cirurgias robóticas ao sistema público.


A cirurgia robótica, apesar de não estar no rol de procedimentos do SUS, já fez parte da vida de 25 pacientes operados pelo HB. Esse número inclui 12 procedimentos realizados em um mutirão inédito de cirurgias robóticas promovido em agosto e setembro deste ano.

O uso do robô Da Vinci XI, o mais avançado do mundo, permitiu que as equipes médicas do hospital realizassem cirurgias com maior precisão e menor trauma para os pacientes. Essa tecnologia oferece uma visão 3D de alta definição da área a ser operada, além de maior amplitude nos movimentos das pinças cirúrgicas, proporcionando segurança e eficácia nas operações.

"Nosso compromisso é ampliar o acesso à tecnologia de ponta também para os pacientes do SUS, e estamos cumprindo essa meta com o objetivo de aumentar ainda mais o percentual de cirurgias destinadas ao sistema público", afirma Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, mantenedora do Hospital de Base.

A infraestrutura do hospital, que inclui um centro cirúrgico com 29 salas e uma nova área de 1.200 m² equipada com tecnologia de ponta, é essencial para dar suporte ao robô Da Vinci XI. O hospital também se destaca como centro de formação de novos profissionais, oferecendo treinamento em robótica para residentes de medicina.