Hospital de Base de Rio Preto encerra programa de cirurgia e transplante de pulmão

Pacientes que aguardam pelo procedimento deverão procurar unidades transplantadoras em São Paulo

Hospital de Base de Rio Preto encerra programa de cirurgia e transplante de pulmão  - Divulgação


O Hospital de Base de São José do Rio Preto, no interior de SP, está em fase de descredenciamento do programa de cirurgia e transplante de pulmão. A informação foi confirmada ao sbtinterior.com pela assessoria de imprensa da instituição nesta terça-feira (27). O procedimento foi interrompido no dia 16 de junho.


Segundo nota enviada pelo HB, os gastos do hospital com o baixo número deste tipo de transplante estão sendo inviáveis para a unidade. Confira a nota na íntegra abaixo:

“Diante do baixo número de transplantes de pulmão realizado desde 2016, a instituição do serviço no Hospital de Base, o que, no momento, inviabiliza a manutenção deste, diante de seus custos, a instituição avaliou ser adequado até que os pacientes que necessitem deste atendimento sejam encaminhados a instituições de saúde com mais casuística na realização deste transplante.”

Ainda segundo o hospital, sete pacientes aguardam um órgão compatível para a realização do transplante. Todos foram avisados sobre o encerramento do serviço por meio de um ofício. “Estes pacientes estão em processo de transferência para outras unidades transplantadoras e, nesse meio tempo, seguem recebendo os atendimentos necessários da unidade”, explicou a assessoria de imprensa.

Estas unidades transplantadoras estão localizadas em São Paulo, são o Hospital Albert Einstein e o InCor. A exigência do Estado de SP é de que o paciente, atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), more na capital. 

Em sete anos de atividade, o serviço em Rio Preto realizou 27 transplantes.