Hospital Unimed Araçatuba implanta ferramentas lúdicas para o público infantil

Hospital Unimed Araçatuba implanta ferramentas lúdicas para o público infantil - Divulgação


O Hospital Unimed de Araçatuba (HUA), implantou um conjunto de ferramentas lúdicas e de entretenimento, que colaboram para tornar a relação entre os profissionais, familiares e especialmente os pacientes pediátricos mais informal e divertida, minimizando a dor, contribuindo para a cura e, por consequência, reduzindo o tempo de internação.


Uma das ferramentas, que já é tendência em hospitais de referência em todo o Brasil,  é a utilização de carrinhos elétricos e roupas de super heróis com a finalidade de humanizar, diminuir a ansiedade e tornar mais tranquilo e feliz os momentos vividos no ambiente hospitalar pelas crianças, especialmente, no momento em que são conduzidas ao centro cirúrgico e nos períodos em que ficam em tratamento.



Os dois minicarros adquiridos, simulam um modelo conversível da marca BMW. Eles possuem pedal, alavanca de câmbio e travas, farol e rádio. A velocidade chega a aproximadamente 3km/h e pode ser controlado pelo volante ou por um controle remoto, sendo indicado para crianças com até 30 quilos.

A outra ferramenta é a disponibilização de tablets para que as crianças possam se distrair durante as internações, tratamentos e procedimentos realizados no HUA.

Os aparelhos permitem que os pequenos tenham acesso à conteúdos didáticos e multimídia, como plataforma de vídeos e aplicativos voltados a educação.

Para o diretor técnico do Hospital Unimed de Araçatuba, as novas ferramentas visam diminuir a apreensão do público infantil durante os momentos em que por algum motivo, precisam utilizar o hospital. “Para nossa surpresa, através desse cuidado especial, voltado para as crianças, percebemos, por meio dos elogios dos pais, que essas novas ferramentas deixaram o ambiente hospitalar mais calmo, equilibrado e menos temeroso para a garotada”, enfatiza Dr. Flávio Garbelini.