Inscrições no Sisu 2024 terminam nesta quinta-feira

Os candidatos terão acesso à última classificação parcial e nota de corte do curso escolhido a partir da meia-noite

Inscrições no Sisu 2024 terminam nesta quinta-feira - Reprodução


As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada na maioria das instituições públicas de ensino superior, que abriram na segunda-feira, 22, encerram-se nesta quinta, 25, às 23h59 (horário de Brasília). Os candidatos terão acesso à última classificação parcial e nota de corte do curso escolhido a partir da meia-noite.


De acordo com o Ministério da Educação, às 19 horas da quarta, 24 de janeiro, 1.156.941 pessoas já estavam inscritas no processo seletivo do MEC, que registrava 2.196.597 inscrições - uma vez que é possível escolher até dois cursos. Medicina, Direito, Administração, Psicologia e Enfermagem eram os cursos mais concorridos.

Neste ano são oferecidas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de educação superior, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista detalhada por instituição pode ser conferida no site do MEC.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com login e senha para acesso ao portal do governo federal.

Na inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições e a inscrição válida será a última registrada no sistema.

O sistema fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Neste ano, o Sisu terá somente uma edição - antes, havia uma para cada semestre. Mesmo os candidatos interessados em cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024 deverão fazer as inscrições na próxima semana.

De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 2024 será divulgado pelo ministério em 30 de janeiro. Desse momento até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária. A lista de espera será estará ativa entre 30 de janeiro a 7 de fevereiro.