Investigado pela PF, Ricardo Salles pede demissão

Joaquim Alvaro Pereira Leite deve substituir o ex-ministro no cargo

Investigado pela PF, Ricardo Salles pede demissão - Marcos Corrêa/PR


Alvo de operação da Polícia Federal e investigado em um inquérito autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão do cargo nesta 4ª feira (23.jun). A exoneração, a pedido, de Salles foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. As informações são do SBT News.


O agora ex-ministro será substituído por Joaquim Alvaro Pereira Leite, que atualmente ocupa o cargo de secretário da Amazônia e Serviços Ambientais.

Salles é investigado em duas ações. A primeira é um inquérito aberto com base na notícia-crime apresentada pelo delegado Alexandre Saraiva, enquanto esteve à frente da Polícia Federal do Amazonas. Saraiva indicou que o ministro tentou atrapalhar uma apreensão de madeira ilegal. Após a notícia-crime, Saraiva foi exonerado do posto de superintendente da Polícia Federal no Amazonas.

A outra é uma operação da Polícia Federal que investiga se Ricardo Salles e mais dez agentes públicos fazem parte de um esquema que tentou legalizar cargas de madeiras extraídas de forma irregular na Amazônia. A fraude foi denunciada pelo adido do sistema de inspeção americano à Embaixada dos EUA, no Brasil. A apuração da Polícia Federal indica que três contêineres de madeira ficaram parados em um porto no estado americano da Geórgia, no início do ano passado, porque não tinham sido extraídos de forma legal. Responsável pela operação, o delegado Franco Perazzoni teve a indicação ao cargo de delegado regional de Combate ao Crime Organizado barrado.

Havia forte pressão internacional pela demissão de Salles. Durante sua gestão, foram registradas as intensas queimadas no Pantanal e na Amazônia, que chamaram a atenção de diversos líderes mundiais. Também enquanto ele esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente, o desmatamento da Amazônia atingiu o maior nível em 10 anos por três vezes consecutivas.

Apesar disso, Salles vinha sendo elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Durante lançamento do Plano Safra, na 3ª feira (22.jun), em cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro fez um aceno ao então ministro, que estava presente, e chegou a falar em "herança". "Você faz parte dessa história, Ricardo Salles, desse casamento da agricultura com o meio-ambiente, foi um casamento quase perfeito. Parabéns, Ricardo Salles, não é fácil ocupar o seu ministério. Por vezes, a herança fica apenas uma penca de processos", disse o presidente. Há duas semanas Salles também participou de um passeio motociclístico com Bolsonaro em São Paulo.