Professora de Rio Preto fica com 2º lugar no 'Prêmio Professor Inovador'

Professora Reni Trombi, da equipe do Atendimento Educacional Especializado, ganhou o 2º lugar com projeto que envolve inclusão, arte e educação

Professora de Rio Preto fica com 2º lugar no  'Prêmio Professor Inovador' - Cristiano Furquim/SMCS


A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação (SME), Reni Trombi, conquistou o 2º lugar do Prêmio Professor Inovador 2024 na 2ª Edição da Expoeducare, promovida pela Educare, em São José do Rio Preto (SP). 


“Estou muito feliz com a premiação. É um movimento coletivo, tem uma equipe que acredita e apoia, todos aqueles que estão diretamente ligados ao projeto, então esse prêmio não é só meu, é de todos nós que acreditamos na inclusão, acreditamos na arte e na potencialidade de cada aluno”, diz Reni Trombi.

A Expoeducare é um evento que conecta pessoas de diferentes estados do Brasil em prol da educação, com proposta de debate sobre educação e tecnologia em suas relações afetivas de aprendizagem. A feira visa discutir o futuro do setor, trazer inovações e soluções que facilitem o ensino em todas as etapas, da educação básica até o ensino superior.

O Prêmio Professor Inovador é uma iniciativa da Expoeducare para reconhecer e celebrar práticas inovadoras de profissionais da educação, buscando projetos e ações que se destacam por sua criatividade e impacto positivo na aprendizagem e formação dos alunos.

“Expoeducare abriu este ano, na sua 2ª edição, um espaço para reconhecer a prática pedagógica inovadora de dedicação que o profissional tem na sua atuação junto a sala de aula. Um dos grandes desafios atuais é a educação inclusiva, e a prática premiada da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto é um trabalho incrível onde os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. Não só nas questões de inclusão em si, trouxe inteligência socioemocional e cumpriu com praticamente todos os requisitos do Plano Municipal, Nacional de Educação e do Currículo Paulista”, explica Marcelo Batista, organizador do evento.

INCLUSÃO NOS PALCOS 

A Professora Reni foi premiada graças ao trabalho conjunto que culminou com a apresentação da peça “A Busca” no final do ano passado e que contou com a participação dos alunos das escolas municipais Prof. Adherbal Abrão dos Santos, Prof. Ezequiel Ramos, Roberto Jorge e do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET).

“Fortalecemos a equipe do AEE e temos observado novas propostas para a inclusão, que traz a arte educação como elemento transformador e um caso de sucesso é o projeto teatral ‘A Busca’, que foi reconhecido como inovador em um dos principais eventos educacionais do interior paulista”, destaca a secretária de Educação Fabiana Zanquetta.

O espetáculo promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) teve o roteiro e direção da professora Reni Trombi, produção da professora Daniela Honório, coreografia da professora Fabiana Milani, cenário e adereços da professora Renata Campos e contou ainda com a participação para a interpretação em Libras da professora, Rosa Carneiro.