CAPACITAÇÃO
Jovens têm portas abertas para o mercado de trabalho pelo programa de aprendizagem da Funfarme
Projeto já impactou mais de 300 participantes em 2024, com foco em capacitação profissional e desenvolvimento pessoal
Pensando em atuar de maneira integral na preparação de jovens para o mercado de trabalho, o Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos da Funfarme tem impactado positivamente a vida de centenas de jovens que passam todos os anos pelo complexo. Somente na edição de 2024 do programa, cerca de 335 jovens, entre estagiários e aprendizes, participaram das capacitações, um número três vezes maior que o da edição anterior.
Além de receber os jovens em todas as unidades do complexo para que tenham as primeiras experiências profissionais, o Programa de Aprendizagem da Funfarme possui um cronograma anual de treinamentos comportamentais que visam aprimorar o desenvolvimento dos participantes, onde a cada mês um tema diferente é escolhido para ser trabalhado junto aos jovens, por meio de treinamentos e palestras com convidados.
No cronograma dessa edição, foram trabalhados temas como habilidades sociais e trabalho em equipe, postura profissional no atendimento ao cliente, comunicação não-violenta, inteligência emocional, inclusão e diversidade, orientação vocacional, educação financeira, gerenciamento do tempo e entrevista de emprego. Ao fim de todos os temas do cronograma, os jovens participam de uma cerimônia de conclusão do programa, onde são reconhecidos por meio de um certificado.
A gerente corporativa de recursos humanos da Funfarme, Denise Pederçole, comenta a importância do programa para além do desenvolvimento profissional desses jovens. “Recebemos muitos menores em condição de vulnerabilidade social, e poder contribuir com o desenvolvimento pessoal deles é motivo de muito orgulho para nós. Além de abordarmos muitos temas de comportamento, disponibilizamos assistência social e psicológica para esses jovens, buscando sempre os conduzir da melhor forma para que tenham um bom futuro”, explica.
EXEMPLOS
Uma das vidas que foi transformada pelo Programa de Aprendizagem da Funfarme é a do jovem Kauan do Carmo, de 17 anos. Ele conta que começou sua jornada como jovem aprendiz no complexo em 2023, e segue até hoje na instituição, agora como estagiário. “Tive a oportunidade de aprender sobre alguns temas no ano passado e aprimorar ainda mais neste ano, ouvindo outros profissionais e amadurecendo ideias”. O jovem ainda comenta o tema que mais gostou de estudar. “Educação financeira foi um assunto que me marcou bastante, pois entender desde cedo sobre a importância de gerenciar bem o nosso dinheiro terá um impacto muito positivo no meu futuro”, conclui.
Outro exemplo é o de Luis Henrique, que aos 17 anos já atua como estagiário no Hospital de Base. “Estou no meu quinto mês de estágio, e só tenho a agradecer a todos os envolvidos pela oportunidade de aprender cada dia mais. Iniciei como jovem aprendiz e no meu primeiro ano no hospital já recebi essa nova oportunidade, que só me senti preparado para assumir graças a tudo que aprendi dentro da instituição”, revela.
PARCERIAS
Na última semana, a Funfarme realizou uma cerimônia de encerramento do cronograma de 2024 do Programa de Aprendizagem, onde estiveram presentes diretores, gerentes, aprendizes e estagiários do complexo. O evento também contou com a presença de representantes da Associação Riopretense de Promoção do Menor (ARPROM) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Rio Preto.
Atualmente, cerca de 150 jovens da ARPROM estão inseridos como aprendizes entre Hospital de Base, Hemocentro e Hospital Municipal, todas unidades do complexo Funfarme. Segundo o analista de RH da ARPROM, Crystian Fernando, o Programa de Aprendizagem desempenha um papel fundamental ao oferecer oportunidades de capacitação profissional para jovens que integram estudo e trabalho. “Essa combinação contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho. Para jovens em situação de vulnerabilidade social, esse programa é ainda mais essencial, pois auxilia na ruptura de ciclos de violação de direitos, promovem a inclusão social e oferecem um caminho para uma vida mais estável e digna”, destaca.
Por meio do CIEE, aproximadamente 40 jovens atuam nesse momento em unidades Funfarme, divididos entre estagiários e aprendizes. A supervisora da unidade Rio Preto do CIEE, Ana Claudia Contreras, esteve presente na cerimônia de conclusão e parabenizou os participantes. “Antes de tudo gostaria de agradecer à Funfarme pela parceria de longa data, e dizer que nós como intermediadores de tudo isso ficamos completamente realizados em ver esses jovens concluindo uma etapa tão importante como essa. Desejamos todo sucesso na vida de cada um que passou por esse programa” conclui.
Segundo o departamento de RH, responsável pelo desenvolvimento do Programa de Aprendizagem, o cronograma de 2025 já está em planejamento para uma nova temporada de muito aprendizado para os jovens que participarão. O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, comentou a importância dessa iniciativa para o futuro de cada um que participa do programa. “É uma ampla preparação para o mercado de trabalho e para a vida desses jovens, que passam a ter possibilidades muito maiores de conseguir oportunidades profissionais. O Programa de Aprendizagem foi projetado há quase três décadas para ser não somente o cumprimento de uma exigência legal, mas principalmente para fortalecer nosso compromisso social e responsabilidade corporativa”, finaliza.