​Juiz de Araçatuba é preso após investigação da Corregedoria

Mandado de prisão foi cumprido por um membro da polícia, Ministério Público e TJ

​Juiz de Araçatuba é preso após investigação da Corregedoria -


O juiz de direito Wellington José Prates, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Araçatuba, foi preso na tarde desta quarta-feira (5), numa área de ranchos, em Barbosa, na região de Penápolis. A prisão se deu por conta do cumprimento de uma ordem de prisão preventiva​​, expedida contra ele pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).


​​O mandado foi cumprido por um membro da polícia, Ministério Público e TJ. O motivo da prisão não foi informado pelo TJ-SP. Porém, Prates estava afastado de suas funções como juiz desde dezembro do ano passado. Ele respondia a um processo disciplinar por uma série de irregularidades.

Entre as situações que pesavam em desfavor do magistrado estava a ausência injustificada do local de trabalho. Segundo a apuração inicial da corregedoria do Tribunal de Justiça, na época, era comum que Prates faltar ao trabalho às quintas e sextas-feiras, e também não exercesse as funções em home office. Nestas ocasiões, os demais funcionários do Fórum faziam atividades competentes ao juiz.

Outro ponto apurado pela corregedoria é que, para emitir decisões de condenação ou absolvição, o juiz se limitaria a corrigir minutas sem consulta aos processos. Além disso, os servidores presidiam audiências judiciais e, usando o acesso digital do juiz, teriam elaborado e assinado decisões sem a conferência do magistrado.

Os agentes da Polícia Civil conduziram o juiz ao Presídio Militar Romão Gomes, na capital paulista, onde ele deve permanecer à disposição da Justiça.

A Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a prisão. No entanto, o órgão afirmou por meio de nota que não vai se manifestar, pois o procedimento tramita em segredo de Justiça. (Com informações do portal 018news)