INVESTIGAÇÃO
Laudo aponta causa da morte de menina de seis anos em Buritama
Criança que foi levada três vezes ao hospital morreu em decorrência de “Abdome Agudo Vascular”; inquérito está em andamento

Já está nas mãos da Polícia Civil de Buritama o laudo do IML (Instituto Médico Legal) que identificou a causa da morte de Pietra dos Santos Lopes, de seis anos. Segundo a análise do médico legista, ela morreu em decorrência de uma obstrução em uma artéria que leva sangue ao intestino, o que provocou uma isquemia – redução do fluxo sanguíneo em uma parte do corpo.
Ainda de acordo com o legista, o nome técnico dessa condição é “Abdome Agudo Vascular”, um quadro de saúde considerado raro.
Pietra morreu no dia 30 de março, após ser levada três vezes ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Buritama. Na primeira vez, no dia 29, ela foi medicada e liberada com diagnóstico de “suspeita de virose”. Na madrugada do dia seguinte, voltou ao hospital, foi novamente medicada e liberada. Já na terceira ida, na manhã do mesmo dia, a criança não resistiu.
O inquérito policial foi instaurado na semana passada para investigar a morte. Na última sexta-feira (4), o delegado responsável ouviu os pais da menina, mas o conteúdo do depoimento não foi divulgado. Nesta segunda-feira (7), a Polícia Civil recebeu o laudo do IML e, ainda esta semana, deve ouvir médicos e enfermeiros que participaram dos atendimentos.
Além disso, a delegacia de Buritama vai comunicar os conselhos regionais de medicina e de enfermagem para que sejam abertos procedimentos administrativos e apuradas as condutas dos profissionais envolvidos.
A morte de Pietra foi um dos motivos que levaram a Prefeitura de Buritama a decretar intervenção administrativa no hospital, na última quinta-feira (3). Outros fatores citados foram a falta de prestação de contas, atrasos no pagamento dos colaboradores e a perda do certificado de instituição beneficente, o que dificulta o repasse de recursos públicos.
Com a medida, os interventores deverão prestar contas mensalmente e elaborar um diagnóstico sobre a situação atual do hospital.