“5G poderá contribuir com incremento de 2% a 3% do PIB anual brasileiro”, diz executivo da Huawei

Marcelo Motta diz que ganho econômico com a nova tecnologia será surpreendente

“5G poderá contribuir com incremento de 2% a 3% do PIB anual brasileiro”, diz executivo da Huawei - Reprodução


A chegada do 5G foi o ponto central do debate promovido durante a 3ª edição do SBT Conecta, nesta segunda-feira (2), em Rio Preto. E o ganho econômico com a nova tecnologia a ser implementada no Brasil é surpreendente.


De acordo com diretor de soluções e cibersegurança da Huawei, multinacional chinesa especializada em telecomunicações, a chegada da tecnologia vai ajudar tanto as empresas brasileiras que vai impactar positivamente no PIB (Produto Interno Bruto) anual do país.

“O 5G poderá contribuir com um incremento de 2% a 3% no PIB anual brasileiro pelo ganho em diversos setores. Em 15 anos, o incremento poderá chegar a 40%. É uma tecnologia importantíssima em vários mercados e que será ainda mais importante nos próximos anos”, disse.

Ainda de acordo com Motta, a chegada do 5G também oferecerá ao consumidor produtos com mais qualidade e preços atrativos. “No mercado chinês e em outros países, há a oferta de pacotes com duas vezes mais dados que os atuais e com o preço apenas 25% superior. Esse número representa um valor atrativo por um pacote com tecnologia 5G”.

LOCAIS

De acordo com Fábio Andrade, vice-presidente da Claro no Brasil, o 5G poderá ser ‘sentido’ pela população em sua rotina a partir de 2023.

“Neste momento, estamos com o projeto de limpeza de faixa, para que o 5G possa ser implementado de maneira limpa e para que a gente possa cumprir o prazo. Nosso desafio hoje é este e a Claro vem trabalhando muito para que isso aconteça. Investimos mais de R$ 18 bilhões em 2021 e 2022 e esse trabalho vai continuar”.

Perguntado se há mão de obra para que o 5G seja instalado, ele afirma que a legislação é a maior dificuldade. "O 5G vai gerar muito emprego e as pessoas precisam estar preparadas. Creio que conforme a demanda aumenta, as pessoas se adaptam. Mas é um desafio".



ENERGIA LIMPA

Se por um lado a chegada do 5G vai facilitar e auxiliar no crescimento econômico, a energia limpa já é uma realidade, principalmente no estado de SP. São José do Rio Preto (SP) foi a cidade que mais instalou unidades geradoras de energia solar em 2021.

Segundo Arthur Frattari, CEO da Solart, o crescimento contínuo já vem acontecendo e será cada vez maior nos próximos anos.

“É uma energia limpa, com investimento atraente e que se identifica com o futuro. Só há coisas boas quando falamos de energia renovável, incluindo a energia solar”, diz.