‘Walt Disney’ da Orlando brasileira comemora 90 anos

Idealizador do Thermas dos Laranjais, empresário Benito Benatti é um dos principais responsáveis por tornar Olímpia uma potência do turismo

‘Walt Disney’ da Orlando brasileira comemora 90 anos - Divulgação


É inimaginável pensar na Estância Turística de Olímpia sem seu principal parque aquático e os milhões de turistas que passam por ele todos os anos. E se hoje o município ostenta o apelido de Orlando brasileira, essa Orlando também tem seu “Walt Disney”: o fundador do Thermas dos Laranjais, o empresário Benito Benatti, que na última segunda-feira (4) completou 90 anos de vida.


Visionário e com espírito sonhador, Benito Benatti foi a pessoa que enxergou a oportunidade de mudar o destino de Olímpia, após tentativa frustrada da Petrobras de achar petróleo na região. A estatal não encontrou petróleo, mas revelou um outro bem precioso: as fontes de água termal do Aquífero Guarani.

Sob a sua liderança, o clube, que começou a ser construído em 1985 e foi inaugurado em 1987, com duas piscinas e um pequeno conjunto de toboáguas para os moradores poderem desfrutar do lazer de águas quentes (com temperaturas entre 26°C e 28°C à superfície), hoje, figura entre os maiores parques aquáticos do mundo, o mais visitado da América Latina, com 300 mil m² de área construída e mais de 50 atrações, com milhões de visitantes todos os anos.

“Devo muito o que sou ao Seu Benito. É alguém que eu amo e vou carregar para o resto da vida. Um grande mestre e amigo. Um irmão de jornada, que me ensinou a ter amor por esse sonho chamado Thermas. Não imaginávamos chegar onde chegamos”, disse emocionado o presidente do Thermas dos Laranjais, Jorge Noronha.

Arquiteto, Jorge Noronha está com Benito desde o primeiro rabisco do parque na prancheta. Os dois passaram anos estudando e rodando o mundo conhecendo outros parques e fazendo testes até chegarem ao modelo que mais tarde se materializaria no Termas dos Laranjais, com algumas das atrações mais célebres no universo dos parques aquáticos, como a primeira montanha-russa aquática do Brasil e o complexo de toboáguas Lendário.

O turismo tem uma importância fundamental para a economia de Olímpia, gerando quase 60% da receita do município, e o Thermas dos Laranjais é um dos maiores empregadores do setor na cidade, com mais de 500 colaboradores.

Aos 90 anos, com o mesmo brilho no olhar de quase quatro décadas atrás, Benito Benatti ainda vai quase todos os dias ao parque, onde caminha, anonimamente, entre os milhares de turistas que todos os dias passam pelo Thermas, vindos de várias partes do Brasil. E, diferentemente de Walt Disney, que não teve a chance de ver seu projeto finalizado, Benito pode caminhar sobre seu próprio sonho.