Manchester City recebe jogador ucraniano que atuava na Rússia

Atleta saiu do país do leste europeu quando tropas russas invadiram a Ucrânia; SBT transmite duelo entre City e Atlético de Madrid na próxima terça (5)

Manchester City recebe jogador ucraniano que atuava na Rússia - Reprodução


O Manchester City recebeu e tem dado assistência a um jogador refugiado. Amigo do lateral-esquerdo Zinchenko, integrante do grupo de Pep Guardiola, Andrii Kravchuk era atleta de um clube da Rússia. O ucraniano optou por deixar o país que invadiu a Ucrânia no fim do mês de fevereiro.


O caso de Andrii Kravchuk foi notícia no site da BBC, um dos principais veículos jornalísticos da Inglaterra. O periódico divulgou nessa última quinta (31) uma entrevista com o jogador, que relatou que não seria fácil permanecer atuando em um país que invadiu o território de onde nasceu.

"Eu me senti desconfortável. Eu estava jogando em um país que havia invadido minha terra natal. Deixar o clube era a única decisão. As pessoas na Ucrânia não entenderiam se eu continuasse jogando lá", afirmou o meia.

Andrii Kravchuk é amigo de Zinchenko desde os tempos em que os dois atuavam no Shakhtar Donetsk. Depois de deixar a Rússia, o meio-campista revelou que não foi fácil buscar um novo local para morar e se manter em forma. O colega que atua no Manchester City o ajudou no momento de dificuldade.

"Estou muito grato pelo Manchester City ter me dado esta chance de treinar com eles. Eu não via Oleks há algum tempo, mas ele sempre me ajudou, mesmo quando estávamos juntos no Shakhtar. Tivemos uma conversa e estou muito feliz de estar aqui com ele. As últimas semanas e meses foram difíceis, mas voltar a campo significa tanto para mim", disse o atleta.

A guerra entre russos e ucranianos tem tido grande influência no jogador que atuava pelo Torpedo, tradicional equipe de Moscou. A família de Kravchuk permanece em Kiev. Um irmão do meia está a serviço do exército da Ucrânia no confronto armado.

"Eu digo para ele todo dia que estou orgulhoso, não apenas por proteger nossa família, mas todo o país e o povo ucraniano. Ele ficou e está lutando. Eu estou muito preocupado. Estou em grupos no meu celular e sempre recebo mensagens de alertas de bombardeios. Fico ansioso sempre que esses alertas aparecem. Seu único pensamento é que sua família pode morrer", completou.

Andrii Kravchuk foi liberado pela Federação Inglesa para treinar nas dependências do Manchester City. Na próxima terça-feira (5), a equipe de Pep Guardiola enfrenta o Atlético de Madrid pelo jogo de ida das quartas de final da Champions League. O SBT irá transmitir o confronto a partir das 15h45.